Seu médico disse que você está pré-diabético? Pré-diabetes é algo que você deve levar a sério, pois é um sinal de alerta.

O alarme envia sinais claros. Seu corpo está tentando lhe dizer que, se você não mudar de comportamento, desenvolverá um diabetes completo.

Você pode monitorar seus níveis de açúcar no sangue em casa, ou seu médico pedirá uma análise de hemoglobina glicada ou A1C. Este teste avaliará seus níveis de açúcar no sangue nos últimos três meses para dar uma pontuação.

A meta é manter seu A1C abaixo de 7, mas já é preocupante quando os pacientes têm um número entre 5,7 e 6,4. Neste índice, é comum as pessoas passarem do pré-diabetes para diabéticos em um curto espaço de tempo.

QUAL A GRAVIDADE DO DIABETES TIPO 2?

Você não pode esquecer o quão sério é desenvolver diabetes tipo II, pois as consequências para a saúde podem ser graves. Se você não controlar seus níveis de açúcar, poderá ter todos os tipos de problemas.

Seu sangue fica mais espesso quando a glicose em seu corpo está desordenada e pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos, ataque cardíaco ou derrame. Aqui estão algumas outras coisas que geralmente acontecem com quem tem diabetes:

• Pressão alta
• Níveis elevados de colesterol
• Gengivite
• Fraca saúde cerebral
• Disfunção erétil
• Perda de audição
• Infecções frequentes do trato urinário
• Numerosas infecções fúngicas
• Apnéia do sono
• Catarata e outras dificuldades visuais
• Doença renal e, em última instância, falha
• Neuropatia
• Amputações

Se esta lista de possíveis complicações reveladoras não o motivar a fazer mudanças, então nada o fará. O diabetes é grave e pode tirar sua vida.

MANEIRAS DE REVERTER O PRÉ-DIABETES

Agora que você está totalmente ciente das complicações dessa doença, é hora de ser proativo. Você pode consertar as coisas e há tempo para reverter essa situação. Aqui estão alguns comportamentos que você pode alterar e que terão um impacto significativo em seus números de glicose.

1. AUMENTAR A FIBRA

A fibra é uma das melhores formas de combater o diabetes. Primeiro, ajuda a encher você para que coma menos e, segundo, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue . Existem dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel.

Fibra insolúvel não se dissolve em água, onde contribuem para o aumento do volume e fluidez das fezes e da motilidade intestinal. Alimentos como verduras folhosas, cereais integrais, pão integral, milho, são fontes de fibras insolúveis.

Já a fibra solúvel se dissolve em água e nos fluidos gastrointestinais formando um gel que aumenta o tempo de absorção dos nutrientes, ajudando a diminuir os níveis de glicemia. Alimentos como aveia, lentilha, cenoura, chia, linhaça, maçã, beterraba e soja, são fontes de fibras solúveis.

2. CORTE FRUTAS COM ALTO TEOR DE AÇÚCAR

Não há problema em comer frutas enquanto você tem diabetes, independentemente das crenças populares. No entanto, você precisa escolher variedades de baixo teor de açúcar ou limitar as com alto teor de açúcar.

As bagas são uma excelente fontes sem uma tonelada de açúcar. Considere coisas como framboesas, mirtilos, amoras e morangos, que são ótimos para você.

No entanto, as frutas mais açucaradas são banana, manga, melancia, abacaxi, laranja, uva, figo e cereja. Não diga a si mesmo que você nunca poderá ter esses itens, mas lembre-se de que limitar esses alimentos é o melhor.

3. RISQUE O PÃO BRANCO DA SUA LISTA

O pão branco é altamente processado e contém muitos aditivos. A farinha branca é um grande problema, pois se transforma em amido dentro do corpo, que se transforma em açúcar. No entanto, ajudaria se você não fosse pego pelos esquemas de publicidade de que qualquer coisa rotulada como “grãos inteiros” também é bom para você.

Certifique-se de tirar um tempo para ver o que está em seu pão. Pão de trigo e aqueles feitos com sementes costumam ser uma escolha melhor, mas eles não têm a mesma textura macia que as variedades brancas. Ainda assim, o alto teor de fibra ajuda a manter seus números de açúcar sob controle.

4. MEXA-SE

Às vezes não é tanto o que você come, mas o fato de que seu estilo de vida é sedentário. Agora, lembre-se de que você não deve se exercitar se sua glicose estiver acima de 250 mg/dl ou se estiver muito baixa. Felizmente, muitos programas podem ajudá-lo a perder peso e obter seus níveis de açúcar onde precisam estar.

5. EVITE BATATAS

Quem não ama uma boa tigela de purê de batata ou uma grande batata assada cheia de delícias? Infelizmente, as batatas são como comer açúcar puro, pois seu alto teor de amido se transforma em açúcar em seu corpo. Se você deseja uma batata, experimente a batata-doce, pois é carregada com fibras e nutrientes de que um diabético precisa.

6. ENTRE EM FORMA

De acordo com o National Institute of Health , mais de 80 por cento de todas as pessoas que têm diabetes estão acima do peso. Você pode reverter rapidamente seus números diminuindo sua gordura corporal.

7. REDUZA CARBOIDRATOS

Há muitos benefícios em reduzir a ingestão de carboidratos. No entanto, você pode ser cauteloso ao usar dietas da moda que não duram. Ajudaria se você mudasse seus hábitos alimentares para evitar desenvolver essa doença. Infelizmente, neste momento principalmente, muitos dos alimentos que você ama provavelmente não são bons para você.

8. LEIA OS RÓTULOS

Crie o hábito de ler os rótulos quando for fazer compras. Alguns sites de supermercado oferecem todos os rótulos online para você ver também. Fique longe de coisas como gordura trans ou saturada, xarope de milho, melaço, dextrose, maltose, açúcares invertidos ou regulares e xarope de malte. Todas essas coisas não são boas para você.

9. ABASTEÇA-SE DE GORDURAS SAUDÁVEIS, COMO PEIXES E ABACATES

As gorduras saudáveis são boas para o pré-diabetes, mas também são boas para o coração. Eles ajudam a absorver os nutrientes no corpo e têm um efeito insignificante nos níveis de açúcar no sangue. Eles ajudam a encher totalmente o estômago, para que você não esteja procurando algo para comer uma hora depois.

10. TRATE A APNÉIA DO SONO

Parece bizarro, mas seu sono pode ter muito a ver com sua resistência à insulina. Quando você tem apnéia do sono, você para de respirar durante a noite.

Algumas pistas de que você está sofrendo dessa condição incluem ronco alto, acordar engasgado e com falta de ar, sonolência excessiva durante o dia, dor de cabeça ao acordar e ser informado por seu parceiro que pára de respirar durante a noite.

Simplesmente usando um dispositivo que ajuda suas vias aéreas a permanecerem abertas durante o sono, você pode melhorar seus níveis de insulina.

11. LIMPE SEU CORPO INTERNAMENTE COM ÁGUA

Quando você bebe mais água, você vai ao banheiro com mais frequência. Os rins são responsáveis por eliminar as impurezas do seu sistema, portanto, quanto mais água você bebe, mais glicose você perde. Qualquer pessoa com diabetes dirá que beber água é essencial para manter o equilíbrio dos seus níveis de açúcar.

Se você consome suco e refrigerante regularmente, use a água, pois é benéfico para o corpo. Além disso, refrigerantes e sucos são carregados de açúcares, que alguém com pré-diabetes não precisa.

12. TRABALHE COM UM NUTRICIONISTA

Trabalhar com um nutricionista pode ser extremamente benéfico quando você tem uma condição como a pré-diabetes. É muito complicado aprender quais alimentos você pode e não pode comer com um problema de glicemia. Embora seu médico possa tentar orientá-lo na direção certa, ele não tem todo o treinamento específico de um nutricionista registrado.

Um dos benefícios do nutricionista é que ele pode ajudá-lo a fazer um plano alimentar específico centrado nos alimentos que você adora.

Ajudaria se você aprendesse que existem alimentos saudáveis de que você gosta e maneiras novas e estimulantes de criar pratos para sua saúde. Lembre-se de que seu objetivo é aprender como estabilizar o açúcar no sangue para controlar a glicose com dieta.

Felizmente, não é tão difícil eliminar o que está errado e se concentrar em escolhas alimentares saudáveis.

13. PARE DE FUMAR

Fumar é ruim para você, pois libera toxinas prejudiciais em seu corpo. A fumaça dos cigarros dificulta a respiração e contrai os vasos sanguíneos. Você pode morrer de câncer oral e de pulmão por causa do fumo, mas também pode afetar seus níveis de açúcar no sangue.

A droga estimulante nicotina encontrada nos cigarros tem um efeito direto nos níveis de açúcar no sangue. De acordo com o Center for Disease and Control, fumar causa inflamação no corpo, o que faz com que o corpo pare de responder à insulina, tornando-o resistente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE COMO FAZER MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA PARA REVERTER SEU PRÉ-DIABETES

Para alguns, ser diagnosticado com pré-diabetes é um alerta de que é hora de mudar seu estilo de vida. A grande vantagem do diabetes tipo II é que ela pode ser revertida. A genética desempenha um papel significativo, mas seus níveis de glicose são ditados pelos alimentos que você ingere e por um estilo de vida sedentário.

Como a maioria das pessoas com esse tipo de diabetes está acima do peso, é hora de agir para evitar que ela se transforme em uma doença desenvolvida. O diabetes é uma condição muito problemática e cara. Isso afetará todos os aspectos da sua vida.

Ouvir que está pré-diabético pode ser um choque, mas é o choque de que você precisa para estimulá-lo a fazer as mudanças necessárias. Quer picar o dedo quatro ou mais vezes ao dia para monitorar o açúcar, entre todas as outras coisas exigidas de você? Agora é a hora de mudar seu estilo de vida.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Diana.grytsku no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS