Com todos os benefícios de saúde dos alimentos fermentados sendo trazidos à luz, não é de admirar que muitas pessoas estejam buscando respostas para o vinagre de maçã.

O vinagre de maçã tem sido usado por muitas pessoas para tratar problemas de saúde. Embora seja algo que sempre esteve na sua prateleira, muitos agora estão começando a ver as verdadeiras maravilhas desse tônico.

Dentre os enormes benefícios à saúde, essa mistura azeda também está ajudando as pessoas a perder peso. É possível que algo que seja usado para conservas e vinagrete possa ajudar a travar a batalha da luta contra o peso?

COMPREENDENDO OS COMPONENTES DO VINAGRE DE MAÇÃ

Para fazer o vinagre, maçãs esmagadas são adicionadas a uma mistura de fermento. O fermento faz com que os açúcares dentro das maçãs se transformem em álcool.

A próxima parte do processo é adicionar ácido para fermentar o produto. Depois que o ácido acético é adicionado, o tempo total de processamento é de cerca de um mês. Muitas empresas de manufatura conseguiram reduzir o tempo de produção para cerca de 24 horas.

O forte sabor e odor azedo deste vinagre vem do ácido etanóico. Nutricionalmente falando, uma colher de sopa desse elixir amargo tem cerca de três calorias e zero carboidrato.

REDUZ A INGESTÃO DE CALORIAS E A SENSAÇÃO DE SACIEDADE

Quando se trata de vinagre de maçã para perda de peso, o poder está na supressão do apetite. A ingestão de duas colheres de sopa desse vinagre pode ajudar você a se sentir satisfeito. Quando seu estômago está satisfeito, você tem menos probabilidade de comer.

Foi realizado um estudo em um grupo de pessoas que tomou a dosagem recomendada deste vinagre antes de consumir uma refeição rica em carboidratos.

 

Ao longo do dia, aqueles que tomaram o vinagre de maçã comeram cerca de 275 calorias a menos do que aqueles que não tomaram.

Este elixir não apenas fornece propriedades supressoras de apetite, mas também pode retardar o processo digestivo. Quando sua comida não sai do estômago tão rapidamente, você se sente satisfeito e saciado por muito mais tempo.

O esvaziamento tardio pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, o que é imperativo em muitos que lutam com o excesso de peso. Diabetes e excesso de gordura andam de mãos dadas.

O VINAGRE DE MAÇÃ PODE AJUDÁ-LO A PERDER PESO?

Primeiro, você deve saber que não há pílula mágica ou tônico de saúde que faça os quilos milagrosamente desaparecerem. Em vez de comprar a droga mais recente da moda ou aproveitar das propriedades dos alimentos, você pode se sentir confortável sabendo que esse vinagre é usado há milhares de anos.

Ao usar o vinagre de maçã para perda de peso, você não precisa se preocupar com o coração acelerado, a sensação de rubor ou com a euforia como sensações, que vêm com a maioria das drogas dietéticas. No entanto, estudos mostraram que ele tem um efeito impressionante no excesso de gordura.

 

Outro estudo foi realizado durante 12 semanas em adultos japoneses. Os 144 indivíduos receberam 1-2 colheres de sopa de vinagre para beber todos os dias. Eles foram informados de que não podiam consumir álcool, mas não precisavam alterar sua dieta de nenhuma outra maneira.

O grupo que consumiu uma colher de sopa perdeu em média 1,2 Kg. Os triglicerídeos diminuíram em 26%, e a gordura corporal caiu 7%. O grupo que consumiu duas colheres de sopa teve resultados ainda mais significativos. Em média, esses indivíduos perderam 3,5 quilos e viram uma queda de 26% em seus triglicerídeos.

O grupo placebo não teve resultados tão bons. Eles ganharam peso e suas medidas de cintura aumentaram. Não existem muitos estudos desse tipo, mas este estudo em humanos prova que o vinagre é bastante útil na perda de peso.

OUTROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE FORNECIDOS PELO VINAGRE DE MAÇÃ

Embora muitas pessoas estejam falando sobre o vinagre de maçã para perda de peso, ele tem muitos outros benefícios que podem proporcionar ao organismo. Aqui estão eles:

• REDUZ OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE E INSULINA

Depois de consumir uma refeição rica em carboidratos, o vinagre pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e insulina, retardando o processo digestivo. Não há necessidade de alterar sua dieta para obter resultados dramáticos com um regime rigoroso.

 

• AJUDA NA SENSIBILIDADE À INSULINA

Um estudo que mostrou a adição de duas colheres de sopa antes de uma refeição também mostrou que a sensibilidade à insulina teve uma melhora de 34%.

• ALTERA OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE EM JEJUM

Outro estudo levou pessoas com diabetes tipo 2 ao consumo de vinagre com um lanche à noite. O lanche rico em proteínas e o vinagre melhoraram os níveis de açúcar no sangue duas vezes mais do que aqueles que jejuavam.

• COMBATE OS SINTOMAS DA SOP

A síndrome dos ovários policísticos é uma condição que causa infertilidade, perda de cabelo, crescimento de cabelo em locais que não deveriam e problemas no equilíbrio hormonal.

É uma doença infeliz que não tem cura. Um estudo colocou mulheres com esta condição em um regime para tomar duas colheres de sopa de vinagre à noite.

Elas consumiram o vinagre por cerca de 100 dias. Surpreendentemente, mais da metade das mulheres começou a ovular novamente, que é a queixa mais significativa de problemas de infertilidade.

 

A melhoria da sensibilidade à insulina tem tudo a ver com o sistema reprodutivo, e é provavelmente por isso que viram uma melhora tão significativa.

• REDUZ OS NÍVEIS DE COLESTEROL

Estudos realizados em ratos e camundongos descobriram que um regime regular de vinagre de maçã reduzia os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos. Felizmente, aumentou os níveis do colesterol bom.

• CONTROLA A PRESSÃO SANGUÍNEA

Usando estudos em animais, os pesquisadores descobriram que o uso do vinagre de maçã também pode diminuir as pressões diastólica e sistólica. Este elixir restringe as enzimas que contraem os vasos sanguíneos e não faz o coração trabalhar tanto.

• MATA VÍRUS E BACTÉRIAS

E. Coli é uma bactéria poderosa encontrada em alimentos. O vinagre de maçã pode combater essas bactérias e reduzir em até 90% a quantidade ingerida.

Esqueça a intoxicação alimentar quando tomar esse tônico de saúde antes de comer. Além disso, ele pode reduzir os vírus em até 95%. A temporada de gripe pode nunca mais ser a mesma.

ADICIONANDO VINAGRE DE MAÇÃ À SUA DIETA PARA PERDA DE PESO

Você já está impressionado com tudo o que leu sobre o uso de vinagre de maçã para perda de peso, mas não sabe por onde começar. É fácil começar a incorporá-lo à sua dieta.

 

Primeiro, você pode misturar com um pouco de azeite e fazer um molho para salada. A acidez que o vinagre de maçã fornece é ótimo em pepinos, tomates e folhas verdes.

Você pode usá-lo para conservar ovos ou pepinos ou, se não se importar com um sabor azedo, pode bebê-lo puro. A dose média de vinagre de maçã é uma ou duas colheres de sopa por dia.

Lembre-se de que o vinagre pode causar alguns problemas gástricos, por isso é melhor começar devagar e aumentar a dose total. Alguns até o espalham por algumas doses durante o dia para evitar problemas de indigestão.

No entanto, é sempre melhor beber vinagre de maçã antes de uma refeição para proteger o estômago. Mas não aumente a dose. Sempre dilua com água para obter melhores resultados.

OBSERVAÇÕES SOBRE O VINAGRE DE MAÇÃ PARA PERDA DE PESO

Depois de revisar todos os estudos realizados em animais e humanos, parece que o vinagre de maçã tem um forte impacto no corpo. Se esses estudos forem verdadeiros, consumir apenas uma pequena quantia por dia promete grandes resultados.

Quem não gostaria de aumentar sua fertilidade, diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol, além de perder quilos de gordura?

A única desvantagem é que o ácido acético, o principal componente, pode ser bastante prejudicial ao estômago e causar problemas gástricos. Este problema pode ser combatido diluindo o vinagre em água.

 

Se você precisa perder peso e já tentou de tudo, sua resposta pode estar em qualquer supermercado, olhando diretamente para você. Embora não seja um trabalhador milagroso, certamente pode ajudá-lo a controlar sua saúde.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS