Existe muita dúvida se o que realmente nos faz engordar é mesmo a gordura que consumimos. Cada vez mais podemos observar pessoas que sofrem com doenças relacionadas à obesidade, como doenças cardíacas, diabetes e ainda com os efeitos colaterais dos medicamentos que precisam tomar diante dessas condições de saúde.

Mas dessas, algumas até mantém uma dieta com pouca quantidade de gordura, então, o que realmente faz com que as pessoas se tornem obesas, não era apenas a gordura que estavam comendo!

Um fator desencadeador para muitas doenças recorrentes no Ocidente, como a obesidade, pode estar relacionado ao consumo de uma substância específica encontrada em muitos alimentos e bebidas industrializadas, que é a frutose na forma de xarope de milho com alto teor de frutose.

Essa frutose é encontrada em praticamente todos os alimentos processados, como refeições congeladas, fast foods, doces e refrigerantes, e a maioria das pessoas não tem noção de seu perigo.

Além desses alimentos considerados “gordos”, essa frutose também é frequentemente encontrada em opções de alimentos supostamente saudáveis com “baixo teor de gordura” e em muitos produtos “para perda de peso”, porque ao retirar a gordura os alimentos acabam por ficar com um gosto horrível. O xarope de milho com alto teor de frutose em combinação com muitos outros aditivos realça e melhora o sabor desses alimentos.

A verdade é que a glicose é um tipo de açúcar que nosso corpo simplesmente adora. Ele é metabolizado por todas as células do nosso corpo e é queimado rapidamente, com poucos subprodutos tóxicos. Também informa o cérebro para parar de comer quando está satisfeito.

Já a frutose, é outro tipo de açúcar encontrado na sacarose, que se decompõe em glicose e frutose, sendo metabolizada apenas pelo fígado – muito semelhante ao álcool das bebidas.

Quando você consome frutose, é realmente como álcool, mas sem o efeito, confundindo o fígado e produzindo muitas gorduras ruins na metabolização. E esse processo não diz ao cérebro que você está cheio.

É por isso que as pessoas conseguem beber quantidades absurdas de refrigerantes com alto teor de frutose acompanhadas de uma grande refeição também cheia de frutose.

Mas atenção, a frutose das frutas age diferente no organismo pois não são altamente concentradas e possuem fibras que impedem que seu corpo absorva muito e rapidamente.

Todos os dias, 1,6 bilhão de porções de Coca-cola são vendidas em todo o mundo! De acordo com uma pesquisa, mais de 55% das pessoas bebem Coca-cola pelo menos “às vezes” e 13% bebem diariamente!

Um estudo feito por Wade Meredith explica o que acontece quando você bebe apenas 1 lata de Coca Cola ou qualquer bebida com cafeína açucarada semelhante, observe o que acontece:

1. Nos primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar atingiram seu sistema. (100% de sua ingestão diária recomendada.) Você não vomita imediatamente com a doçura irresistível porque o ácido fosfórico e outros ingredientes reduzem o sabor, permitindo que o torne agradável ao estômago.

2. 20 minutos: O nível de açúcar no sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde a isso transformando qualquer açúcar que possa em gordura.

3. 40 minutos: A absorção da cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão arterial sobe e, em resposta, seu fígado injeta mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina em seu cérebro agora estão bloqueados, evitando a sonolência.

4. 45 minutos: Seu corpo aumenta sua produção de dopamina estimulando os centros de prazer de seu cérebro. A propósito, esta é fisicamente a mesma maneira que a heroína funciona.

5. Mais de 60 minutos: O ácido fosfórico liga o cálcio, o magnésio e o zinco no intestino grosso, proporcionando um impulso adicional no metabolismo. Isso é agravado por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais, também aumentando a eliminação de cálcio pela urina.

6. Mais de 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. (Isso faz você ter que fazer xixi.) Agora está garantido que você elimine o cálcio, o magnésio e o zinco que foram para os seus ossos, bem como o sódio, o eletrólito e a água.

7. Mais de 60 minutos: Conforme começa a cair o nível do açúcar, você pode ficar irritado e / ou lento. Você também agora, literalmente, perdeu toda a água que havia na Coca-cola. Mas não antes de enchê-lo com nutrientes valiosos que seu corpo poderia ter usado para hidratar seu sistema ou construir ossos e dentes fortes.

A Coca-cola não é apenas rica em xarope de milho com alto teor de frutose, mas também contém sais refinados e cafeína. O consumo regular desses ingredientes em grandes quantidades pode levar ao aumento da pressão arterial, doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Acredita-se que as bebidas açucaradas também promovem a inflamação, uma resposta do sistema imunológico envolvida nas doenças cardíacas e na resistência à insulina, um importante fator de risco para o diabetes tipo 2.

No entanto, uma pequena quantidade de vez em quando não causará nenhum dano grave.

O segredo é moderação!

Até mesmo o presidente da Coca-Cola América do Norte, Sandy Douglas, admite que se limita a menos de uma lata de Coca-cola por dia por motivos de saúde.

Quando as pessoas a reduzem o consumo de xarope de milho com alto teor de frutose, sem alimentos processados, mesmo os que os rótulos dizem ser opções saudáveis, elas começam a perder peso e a se sentirem muito melhor.

Em muitos casos, é importante parar de consumir refrigerantes como a Coca-Cola e trocar por água pura ou adicionar um pouco de limão espremido na hora para dar um sabor mais refrescante!

Imagem de Capa: Canvas

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS