A recomendação geral é de que as pessoas FIQUEM EM CASA e saiam apenas em situações realmente necessárias, como ir às compras no supermercado.

Mas como fazer as compras de uma maneira mais segura perante a pandemia?

É importante entender que o coronavírus é um vírus respiratório, portanto o risco está no contato com alimentos e objetos que tenham sido tocados por pessoas contagiadas e não pelos alimentos em si.

Não se sabe exatamente por quanto tempo o vírus sobrevive no ambiente, pois pode existir diferença entre os tipos de superfícies, como também sofre influência da temperatura, a ventilação do local, entre outros.

Antes de sair, se prepare, e o ideal é fazer uma lista de alimentos para uma semana inteira. Se planeje para não precisar sair de casa várias vezes. E compre apenas o necessário, indo direto onde estão os produtos que precisa, evitando circulação, ajudando a poupar tempo e dinheiro.

Agora veja as dicas de como evitar a contaminação pelo coronavírus e aumentar a segurança durante as compras:

  • Leve sempre com você um frasquinho de álcool gel para higienizar as mãos.
  • Assim que chegar ao supermercado e enquanto estiver na rua, considere que sua mão está sempre contaminada, não toque nos olhos, nariz e boca.
  • Evite tocar nas coisas à toa e cuidado para não encostar seu corpo em balcões, prateleiras e em pessoas – mantenha a distância mínima de 1 metro e meio.
  • Higienize o carrinho e o cestinho de compras com o álcool onde se pega com as mãos, e mesmo assim, lembre-se que elas estão sempre contaminadas.
  • Como não irá tantas vezes ao supermercado como é habitual, evite comprar os frescos em grande quantidade e leve mais dos alimentos que duram mais, como laranjas, maçãs, cenouras, abóbora.
    • Prefira os alimentos que já estão disponíveis embalados, assim evita-se filas, tornando a compra muito mais rápida.
    • Atenção aos doces e aos alimentos ultra processados que serão uma tentação nesse período em que estamos em casa. Fica difícil resistir quando estão à mão.
    • Na fila para pagar relembre o 1,5m de distância e faça o pagamento das compras com cartão. As notas e moedas são muito manipuladas e assim são grandes transmissores.

    Até chegar a casa, mesmo utilizando álcool gel nas mãos, não toque no rosto!

    • Quando chegar em casa, tire os sapatos antes de entrar e reserve sempre o mesmo para as saídas necessárias, higienizando-o toda vez que retornar.
    • A primeira coisa que se deve fazer ao entrar em casa é lavar bem as mãos com água e sabão.
    • Para guardar os alimentos, tire-os dos sacos e coloque-os em uma superfície limpa e desinfetada.
    • Lave as embalagens ou higienize-as com álcool ou solução de hipoclorito e lave as frutas e hortaliças antes de guardá-los na geladeira ou na despensa.
    • É importante trocar de roupa e tomar um banho assim que voltar da rua.

    Muitas pessoas tem saído de casa usando máscaras cirúrgicas e luvas, porém a utilização desses equipamentos pode causar uma falsa segurança, podendo favorecer o contágio.

    Os supermercados continuarão a ser abastecidos. Não é preciso se desesperar comprando coisas em excesso que poderão até se estragar em casa, esgotando estoques, tirando a oportunidade de outra pessoa comprar.

    Se tiver sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar, não saia de casa! Bom senso acima de tudo!

    Imagem de Capa: Anna Shvets no Pexels

    OUTRAS LEITURAS



    Márcia Lourenço
    Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

    COMENTÁRIOS