O câncer de mama é o mais comum em mulheres e uma das maiores causas de morte do mundo, pois, infelizmente, costuma ser detectado já em estágios avançados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas os estudos não param e vários pesquisadores estão explorando tratamentos e maneiras de prevenir esta doença. É o caso da Clínica Mayo em Jacksonville, Flórida, que desenvolveram uma vacina que pode estar disponível antes de 2030, que pode não apenas interromper a recorrência dos cânceres de mama e ovário, mas também prevenir o seu desenvolvimento.

Os pesquisadores pretendem que essa vacina mate as células cancerosas antes que elas possam crescer e se desenvolver no corpo.

Para testar o efeito deve inovador estudo, uma mulher americana que descobriu um câncer de mama em estágio inicial, foi a primeira a receber o tratamento com o uso dessa vacina. O procedimento teve 12 semanas de duração, onde a paciente foi monitorada e vários estudos clínicos foram realizados.

Foi assim que se descobriu que a vacina apresenta resultados positivos na eliminação do tumor e no favorecimento sobre o sistema imunológico. A pesquisa continua em processo para aprimorar a vacina e pretende iniciar a produção farmacêutica dentro de 8 anos.

Seu objetivo não é apenas combater o câncer de mama em mulheres que já o têm, mas também administrá-lo para evitar que apareça no futuro.

Este é um avanço para a medicina e uma esperança para as mulheres com essa condição. É muito importante mulheres com mais de 40 anos fazer uma mamografia uma vez por ano, pois o diagnóstico precoce desta doença facilita o tratamento e evita a propagação do câncer.

De acordo com dados da OMS, a cada ano mais de 480.000 pessoas morrem de câncer de mama, um dos mais comuns e agressivos do mundo.

Imagem de Capa: Freepik 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS