Até o momento, tudo o que se tem descoberto sobre os meios de contaminação da SARS-CoV-2 é que o vírus se espalha principalmente através de gotículas respiratórias e vias de contato.

A transmissão do coronavírus por contato ocorre pelo toque da face, nariz, boca e olhos após contato direto e por objetos usados pela pessoa infectada.

Uma pessoa tem o hábito de tocar o próprio rosto em média 23 vezes por hora e os olhos em média 3 vezes por hora.

As grandes vias de entrada do vírus no organismo são o nariz e a boca, mas estas estamos protegendo ao usar as máscaras faciais de proteção, o que mostrou reduzir significativamente o risco de contrair e transmitir a doença.

Mas, ainda assim, a máscara não protege uma das vias que são os olhos, motivo pela qual o uso de óculos é mais uma forma de se proteger e reduzir a probabilidade de ser infectado. E o uso prolongado de óculos também pode evitar toques repetidos nos olhos.

Em uma pesquisa, foram coletados dados de 304 pacientes, e destes, 58 participantes informaram ter o comportamento de usar óculos continuamente durante o dia e sempre em atividades ao ar livre.

“O risco de COVID-19 foi encontrado de 0,48 na população que usa óculos, em comparação com 1,35 na população que não usa óculos. A razão de risco calculada foi de 0,36. A eficácia protetora dos óculos foi considerada estatisticamente significativa.”, concluiu o estudo realizado na Índia.

O resultado do estudo mostrou que o risco de COVID-19 é de 2 a 3 vezes menor na população que usa óculos do que na população que não usa.

O papel protetor dos óculos foi considerado estatisticamente significativo, para as pessoas que costumam usá-lo por um longo período do dia e em todas atividades realizadas fora de casa.

Ao usar os óculos, além de proteger os olhos de gotículas ao ter contato com outra pessoas, há menor tendência para tocar nos olhos, uma das portas de entrada do vírus no organismo.

Portanto, é essencial que os profissionais de saúde usem protetores faciais e óculos de proteção. Os óculos de grau ou de sol não protegem os olhos de contágios tanto quanto os óculos de proteção, mas também podem fornecer um nível importante de defesa.

shot of a female wearing a medical personnel protection equipment scaled - Usar óculos reduz três vezes o risco de infecção por Covid-19, revela estudo
Imagem de Wirestock no Freepik

Imagem de Capa: Senivpetro no Freepik

 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS