Toque aqui. Vire-o. Compre. Carregue-o. Bloqueie. Desbloquear. Foto. Texto. Rolagem. Rolagem. Rolagem. Curtir. Responder. Compartilhar. Role um pouco mais. Comprar. E-mail. Faça login. Mensagem. Ligar. Toque. Desconecte.

Silêncio.

Verifique quanto tempo passou, e sua bebida fica ali parada ao seu lado e você se pergunta em que tipo de redemoinho sua mente ficou presa nas últimas 5 horas; o país das maravilhas em constante atualização de proporções de pesadelo.

É viciante. É conectivo. É uma distração. E muitos lugares detestam os efeitos colaterais que os smartphones trazem com eles.

Um desses lugares é um novo restaurante italiano – nos Estado Unidos -, chamado Caterina’s, dirigido pelo chef Tim Love. Todos os clientes deverão deixar seus telefones com a recepção em sua chegada, como também seguir um código de vestimenta.

O chef acredita que já era hora de desfrutarmos de um jantar sem smartphone interrompendo as convivências. Enquanto alguns elogiam tal regras, outros acham perda de noção do estabelecimento.

Os smartphones foram realmente uma grande invenção, aproximando-nos mais uns dos outros do que nunca. E, no entanto, ironicamente, tudo tem sido um meio de se afastar.

Por que expressar seus sentimentos quando você pode simplesmente enviar um meme e pronto – tudo está claro e explicado! Tiramos fotos e vídeos de cada coisa apenas para capturar o momento e mantê-lo para sempre. Para sempre trancado na “Galeria”…

Alguns locais de shows e restaurantes já estão tomando medidas para limitar o uso de smartphones com a esperança de incentivar as pessoas a aproveitar o momento presente e ainda não incomodar os próximos.

No Caterina’s, os clientes serão obrigados a guardar seus telefones em pequenas bolsas antes mesmo de se sentar para comer.

Se o cliente está esperando uma ligação ou está nervoso por perder uma, o restaurante oferece um antigo telefone fixo vermelho. Se um cliente receber uma ligação, a equipe irá até sua mesa com o telefone.

“E, se alguém realmente precisar acessar seu celular durante o jantar, pode simplesmente sair para usá-lo”, assegurou Tim.

Mas a ideia não convenceu todo mundo.

Uma pessoa perguntou: “E as pessoas como eu que querem tirar fotos do espaço e de sua refeição memorável?” “Já pensamos nisso”, respondeu Tim.

“Vamos enviar um e-mail de acompanhamento para todas as reservas no dia seguinte, incluindo uma foto de tudo o que eles pediram. Assim, eles podem compartilhá-lo online para o conteúdo de seus corações.”

A ideia é criar um lugar onde as pessoas possam se desconectar e prestar atenção em seus amigos, companheiros de jantar, no ambiente e na comida sem se distrair com a tecnologia.

“Se você não consegue ficar sem seu telefone por duas horas, este não é o lugar para você”, disse Tim à NBC. “Quero dizer, as pessoas vão ao cinema, elas não pegam o telefone.” Mas essa não é a única regra no restaurante.

O restaurante inspirado nos anos 40 e 50, quer manter as coisas elegantes com um código de vestimenta rigoroso, com homens obrigados a usar casacos esportivos. Para quem se esquecer, o estabelecimento emprestam-lhe um casaco.

Embora isso possa encorajar as pessoas a socializarem, o que as pessoas que preferem jantar sozinhas, ler livros durante as refeições e evitar conversar com estranhos aleatórios devem fazer?

E aqueles que precisam de seus celulares para rastrear seus níveis de açúcar no sangue ou manter contato com entes queridos, que a qualquer momento podem precisar de sua ajuda?

Estas são algumas das perguntas que vieram à mente das pessoas quando ouviram falar dessa proibição, e levaram a uma discussão que dividiu muitos as opiniões.


“A coisa do celular sem dúvida será um obstáculo, mas acho que as pessoas vão me agradecer na saída”, acredita Tim.

Será que a moda pega?

Imagem de Capa: Instagram

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?