As análises de sangue laboratoriais é um método muito simples e usual em exames médicos gerais para verificar o estado de saúde dos pacientes, revelando os níveis de colesterol, açúcar, triglicerídeos, entre outros.

Dessa forma, é o possível acompanhar e alertar sobre o risco de alguma doença e preveni-la a tempo, situação que geralmente não acontece com o câncer.

 

Muitas vezes, pela demora em perceber qualquer sintoma, quando são detectados tumores cancerígenos, há casos em que a doença se espalhou para diferentes órgãos que fica muito mais difícil detê-lo. Geralmente, o início do desenvolvimento de um câncer é difícil de detectar e é por essa razão que às vezes é tarde demais para combatê-lo.

Por esse motivo, pesquisadores médicos estão trabalhando em um teste conhecido como biópsia líquida, que é capaz de detectar sinais de câncer no DNA por até 10 anos antes de se manifestar no corpo.

A biópsia líquida é uma tecnologia que está em desenvolvimento há alguns anos por cientistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), que é um teste para detectar qualquer tipo de câncer.

O teste é tão simples quanto um exame de colesterol no sangue. Os pacientes vão a um laboratório para colher uma amostra de sangue e o fluido é submetido a um teste que pode diferenciar entre DNA normal e amostras genéticas com sinais de câncer.

 

De acordo com o MSK, a biópsia líquida pode detectar mutações comuns de câncer entre 129 genes diferentes, usando um único exame de sangue.

Os genes modificados pelo câncer começam a circular pela corrente sanguínea antes que os primeiros sintomas apareçam. É por isso que o teste ajuda a detectar o DNA do tumor e interromper sua disseminação antes que os tumores comecem a se formar.

Esse é um dos avanços mais importantes na pesquisa do câncer nos últimos anos, pois com a biópsia líquida, um rápido exame de sangue é suficiente para que os oncologistas saibam imediatamente o que atacar e como fazer.

Os pesquisadores acreditam que esse teste será especialmente benéfico para as formas mais letais de câncer que são identificadas tardiamente, como pulmão, pâncreas e ovário. Desta forma, exames de sangue para detectar doenças poderiam reduzir a taxa de mortalidade por câncer em 45%

No entanto, a tecnologia ainda está em desenvolvimento para alcançar mais centros de câncer em diferentes partes do mundo e torná-la acessível. Atualmente, uma biópsia líquida é cara, pois pode custar até 1.500 dólares; entretanto, o plano de médio prazo é reduzir os custos da análise e torná-la acessível a qualquer pessoa como parte de um check-up comum.

 

Logo as pessoas poderão ir a um laboratório para fazer um teste de colesterol, açúcar e detecção precoce de câncer.

Imagem de Capa: Canva

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?