Para a muitos de nós, que temos coleta de lixo mesmo à porta de casa, não temos noção da quantidade de lixo que produzimos diariamente. E grande parte dele é reciclável, muitas vezes sem destino adequado.

Enquanto nossa preocupação é apenas de colocar nossos sacos antes que o lixeiro os recolha, outros se empenham ativamente a tornar o planeta um lugar melhor. Isso não significa que estejamos errados, mas seria interessante buscar uma forma de contribuirmos com nossa parte.

 

A boliviana e advogada Ingrid Vaca Diez é um grande exemplo de dedicação. Ela lidera de um lindo projeto que constrói casas para os mais famílias que vivem em extrema pobreza com material reaproveitável.

O programa chamado Casas de Botellas tem como objetivo dar uma segunda e importante vida aos lixos plásticos; embora também use garrafas de vidro, areia, sedimentos e resíduos orgânicos que se misturam com o cimento.

 

Além disso, devido a ajuda de diversos voluntários, as casas demoram apenas 20 dias para serem construídas, reutilizando aproximadamente 36.000 garrafas por casa, concedendo rapidamente um lar para uma família carente.

E não só na Bolívia, o projeto ultrapassou as fronteiras e chegou à Argentina, México, Panamá, Uruguai e pretende em breve chegar ao Brasil.

 

Um elemento de plástico leva em média 150 anos para se degradar na natureza. Que melhor maneira de reutilizá-lo do que transformá-lo na estrutura de uma casa. E ajudar pessoas. Obrigada Ingrid e que continue o sucesso do seu maravilhoso trabalho.

Imagem de Capa: Facebook

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?