Um dos momentos mais bem-vindos que se pode ter num dia é encontrar uma grande amiga para um delicioso café. Todos nós precisamos de alguns minutos (ou mais) de descontração, relaxamento, risadas e um cafezinho para diminuir a tensão do dia a dia.

É cada vez mais difícil alguém conseguir ter um tempo disponível. Nossas vidas são tão corridas, é tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, é no trabalho, em casa, os filhos, que não nos sobra tempo para cultivar e curtir uma amizade verdadeira, que ajuda a tornar a vida menos pesada, além de recarregar as energias.

Um simples encontro com quem se gosta, apreciando uma bebida tão saborosa, pode se tornar num momento especial e importante na sua semana.

Pode ser em casa mesmo ou naquele café que vocês adoram. Não importa o horário ou o lugar, pois tomar aquele cafezinho com um amiga pode nutrir e trazer benefícios não só para o seu organismo como também te nutrir emocionalmente.

Momento para relaxar

Estar num lugar confortável junto com sua amiga, sentir o aroma do café. Conversar, rir, falar besteiras, ser você mesma! Esses momentos ajudam a relaxar, a descansar, a trazer tranquilidade, suavizando o estresse e gerando sensação de alívio. Oportunidade como essa é essencial para a saúde mental. Tem como estar melhor?

Nutrir o corpo e nutrir as amizades

Você sempre se lembra daquela amiga tão querida, pensa em encontrá-la, ligar ou enviar uma mensagem, mas, sempre acaba se esquecendo. As “urgências” diárias não podem te impedir de reencontrar pessoas importantes, deixando para depois algo que faz bem para seu corpo e ajuda a nutrir a ligação entre vocês. Fortalece a amizade, fazendo desse encontro para um café, uma terapia!

Não invente desculpas para não beber um bom café

Uma bela xícara de café apresenta diversas vantagens para a saúde. É uma bebida que quando consumida de forma regular, sem exageros, além de proporcionar energia, tem efeito protetor a nível cardiovascular.

Isso porque, além da cafeína, possui uma série de substâncias com propriedades antioxidantes, compostos polifenóis e ácidos clorogênicos. Esses ácidos têm atividade antioxidante, anticancerígena e estimulam a motilidade intestinal, agindo como um laxante natural.

São boas as notícias para quem aprecia um bom café, desde que a ingestão seja moderada – entre três a quatro xícaras por dia. Mais um motivo para marcar um encontro com aquela amiga, não acha?

Sempre com atenção ao açúcar!

Temos sempre que tomar cuidado com o excesso de açúcar. Num café expresso que você adiciona apenas um sachê de 5g de açúcar, é somado 20 Kcal vazias, e dependendo do número de cafés que se toma ao longo do dia, esse hábito deve ser reavaliado. Já um café sem açúcar nenhum tem entre 4 a 5 Kcal nutritivas.

Cautela com a cafeína

A cafeína muitas vezes é vista como vilã, porém, só poderá causar problemas acima de 300 mg ao dia. Nesse cálculo temos também que considerar a quantidade ingerida de outras fontes que contenham cafeína, como o chá mate, chá preto, chá verde ou bebidas energéticas. O consumo acima de 300 mg pode diminuir a absorção de cálcio a nível intestinal, que ao contrário de ser absorvido, será excretado na urina.

Algumas pessoas devem evitar ou excluir, infelizmente, o consumo de café de suas vidas, que são os casos de pessoas com gastrite, refluxo gastroesofágico, anemia, distúrbios do sono, ansiedade, arritmias cardíacas ou hipertensos, como também  as pessoas que sensíveis a cafeína, onde apresentam crises de enxaqueca ao consumir café.

O café, com todo o seu sabor, o seu aroma envolvente, a estimulante cafeína, e todos os seus compostos tão benéficos a saúde, é um dos pequenos grandes prazeres que podemos ter em nossas vidas, que são muito maiores e melhores quando se tem uma boa companhia!

Imagem de Capa: VisionPic .net de Pexels

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS