Estima-se que 17 milhões de pessoas em todo o mundo morrem de doenças cardiovasculares (DCV), todos os anos. Para enfrentar e procurar solucionar esse problema, a American Heart Association definiu os sete comportamentos e fatores de saúde ideais para estimar, promover e monitorar a saúde cardiovascular.

Mais recentemente, foi indicado que possuir um animal de estimação pode prevenir a obesidade, melhorar o perfil lipídico, e reduzir a pressão arterial, diminuindo o risco de mortalidade e problemas do coração.

Por isso, foi realizado um estudo para investigar se possuir animais de estimação, e especificamente os cães, influencia ou não na redução de risco de doenças cardiovasculares e na saúde cardiovascular.

Na pesquisa feita pela Kardiovize Brno 2030, foram incluídos 1769 indivíduos, de 25 a 64 anos, da cidade de Bruno, na República Tcheca, sem histórico de doenças cardíacas e vasculares.

Compararam características sociodemográficas, fatores de risco, medidas para avaliar as condições de saúde (ou seja, índice de massa corporal, dieta saudável, nível de atividade física, tabagismo, pressão arterial, glicemia de jejum e colesterol total).

E aplicaram uma pontuação entre as pessoas que tinham cães de animais de estimação, pessoas que não possuíam animais e donos de cães e outros bichos (gato, cavalo ou outro).

Os donos de cães, tiveram maior probabilidade de prática regular de atividade física, dieta e níveis de glicose no sangue no nível ideal. Apesar do hábito de tabagismo, exibiram resultados de saúde cardiovascular mais altos que os não donos de animais de estimação.

Entre todos os animais de estimação, os cães parecem influenciar positivamente a atividade física e fornecer apoio social, que por sua vez é o preferido para adoção e o que ajuda fortemente nas mudanças de comportamento.

Tendo um cachorro em casa e levando-o sempre para passear, é mais garantido manter-se ativo, também levando a perda de peso. E há mais benefícios para o seu coração, ter um amigo peludo faz você permanecer mais calmo e menos estressado e, além de tudo, você nunca se sentirá sozinho.

young woman meditating with dog scopio 2ad1ed1e f2a0 464d bb2e 8faf02922315 scaled - Ter um cachorro ajuda a manter seu coração mais saudável
Imagem Scopio

Cuidar de um cãozinho pode te oferecer bem estar e muito mais qualidade de vida. Seu coração agradece.

Imagem de Capa: Humphrey Muleba no Pexels

 

 

 

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS