Por algum motivo, milhares de pessoas ainda não conseguem entender o impacto que causa ao nosso meio ambiente deixar lixo em qualquer lugar.

São diversos os tipos de produtos tóxicos e materias que não são biodegradáveis que poluem não só os solos, mas também os rios, lagos e oceanos. Além disso, o lixo reduz a qualidade do ar e pode estimular a propagação de doenças e matar os animais.

A lista de prejuízos à natureza é enorme e a única coisa que temos que fazer é encaminhar o lixo para o local ideal. Será pedir demais que todos nós tenhamos uma forma responsável de agir?

Em alguns países, jogar lixo na rua ou locais impróprios incluem penalidades, eventos de limpeza da comunidade, campanhas contra o lixo e assim por diante.

Recentemente, o Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, teve uma ideia muito original para desencorajar as pessoas de deixar lixo na natureza. Fartos dos visitantes deixarem seus resíduos, decidiram enviar todo o lixo de volta para esses turistas. Uma ideia inovadora para ensiná-los a portarem se melhor onde quer que vão.

O ministro de recursos naturais e meio ambiente da Tailândia, Varawut Silpa-archa, compartilhou em seu Facebook algumas fotos de caixas cheias de lixo coletadas no Parque Nacional e anunciou que ele seria embalado e enviado para os visitantes que o deixaram lá.

Publicado por TOP Varawut – ท็อป วราวุธ ศิลปอาชา em Terça-feira, 15 de setembro de 2020

“Você esqueceu alguns de seus pertences no Parque Nacional Khao Yai. Por favor, deixe-nos devolvê-los”, diz a mensagem enviada junto com a caixa cheia de lixo.

Publicado por TOP Varawut – ท็อป วราวุธ ศิลปอาชา em Terça-feira, 15 de setembro de 2020

“O lixo que os turistas deixavam no parque agora é embalado em caixas. Está pronto para ser devolvido aos donos do lixo”, escreveu Silpa-archa no post.

Publicado por TOP Varawut – ท็อป วราวุธ ศิลปอาชา em Terça-feira, 15 de setembro de 2020

 

O Parque Nacional sabe bem para onde enviar esse lixo, pois quando os visitantes vêm ao parque, eles se inscrevem com suas informações de contato, incluindo o endereço residencial.

“Vamos ajudar a modificar comportamentos para tornar o Novo Normal. Viaje com consciência. Vamos manter a limpeza e salvar o ambiente.” Completou na publicação em seu Facebook.

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS