Você está sentado na cama, conversando com uma amiga. Está tudo tranquilo e normal. Mas, de repente, sente sua orelha quente, olha no espelho e está super vermelha. O que aconteceu?

Muitas pessoas já passaram por isso, que é chamado de síndrome do ouvido vermelho. A síndrome do ouvido vermelho é uma condição em que a orelha fica vermelha e parece que está queimando de tão quente.

Esse condição dura em média de 30 a 60 minutos. Mas também pode durar alguns segundos ou algumas horas, podendo afetar um ou ambos os ouvidos, ou nesse período pode alternar entre os dois.

O QUE CAUSA A SÍNDROME DO OUVIDO VERMELHO?

Ainda não é totalmente compreendido causa do ouvido vermelho, mas existem algumas relações com os casos. A síndrome da orelha vermelha primária é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens e, em 80% dos casos, essa pessoa tem um histórico de enxaquecas.

Já a síndrome do ouvido vermelho secundário é mais frequente em mulheres e adultos mais velhos e tem sido associada a dores de cabeça em salvas, problemas na parte superior da coluna, disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e uma condição inflamatória da cartilagem chamada policondrite recorrente, segundo o médico otorrinolaringologista da CEENTA Chad Kessler, MD.

Geralmente os sintomas aparecem espontaneamente, mas podem ser desencadeados por mudanças bruscas de temperatura. Fricção excessiva nas orelhas, movimentos do pescoço, tomar banho e exercícios também podem causar orelha vermelha.

Até mesmo quem tem o hábito de ranger os dentes, ao simples mastigar de alimentos e escovar os cabelos podem acabar por causar a síndrome da orelha vermelha.

Pensava que estavam falando bem ou falando mal de você? Não tem nada a ver com isso não!

Imagem de Capa: Cookie_studio no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS