Quando estamos em um relacionamento estável, a tendência é de adquirimos pelo menos parte dos hábitos da outra pessoa. E cada vez mais permanecemos em casa e alguns dos passeios se tornam “saídas para comer”. Seguindo esse caminho, pedimos uma pizza, ou comemos qualquer outro fast food, e damos preferências também às guloseimas.

Este é um comportamento muito comum e normal entre os casais, e é uma das atitudes que mais contribuem ao ganho de peso e possivelmente obesidade.

E adicionando preguiça e comodismo, o hábito de praticar exercícios físicos também podem ser abandonados. Por isso, se descuidarmos da nossa saúde, afetada por maus hábitos alimentares e sedentarismo, corremos o risco de perder qualidade de vida. Você engordou após o casamento e se encaixa em um estilo de vida que foi adquirido? Sem querer, seu marido pode ser o culpado por seu aumento de peso.

De acordo com o estudo liderado por Chris Haley, da Unidade de Genética Humana do Conselho de Pesquisa Médica da Universidade de Edimburgo, na Escócia, os hábitos alimentares do parceiro podem ter grande impacto no seu ganho de peso. A pesquisa avaliou informações referentes à genética, hábitos e os ambientes da infância e vida adulta de 20 mil pessoas de famílias escocesas, e as relacionaram com saúde e obesidade.

Foram consideradas 16 medidas, incluindo a relação cintura/quadril, pressão arterial, composição corporal e índice de massa corporal. O resultado foi de que, independente do perfil físico individual, a convivência com o parceiro dentro de uma mesma casa influencia de forma bastante significativa para o ganho de peso.

Por outro lado, o estudo mostra que se ele manter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas regularmente, você terá mais chances de adquirir esse hábito também, ambos se incentivam e se motivam (ou desmotivam), seja para o mal ou para o bem. Por isso, para que se mantenham rotinas positivas é importante que o casal tenha consciência, boa comunicação e se motivem constantemente, tornando a vida mais equilibrada e saudável.

Imagem de Capa: Hannah Cook de Unsplash

Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS