A história real que inspirou a cor amarela como símbolo da prevenção do suicídio envolve Mike Emme, um jovem adolescente de Westminster, no Colorado, Estados Unidos.

Fundado em 1994, pelos pais e amigos de Mike, um jovem cheio de vida, engraçado e caridoso, o programa “Fita Amarela” teve seu início por sua curta história de vida, que teve um fim muito triste.

Mike era apaixonado por carros e amado por seus amigos e familiares. Ninguém imaginava o que ele, profundamente, estava passando.

O seu legado começou quando Mike resgatou um modelo de Ford Mustang 1968 abandonado e aos pedaços. Ele comprou o carro, trabalhou nele até restaurá-lo completamente e pintou o carro de amarelo brilhante. Mike já restaurara outros Mustangs, e era conhecido por sua habilidade mecânica e por ajudar outros adolescentes, amigos e conhecidos – ele se tornou conhecido como “Mustang Mike”.

setembro amarelo o triste motivo pelo qual a cor e a fita foram escolhidas 2 - SETEMBRO AMARELO: o triste motivo pelo qual a cor e a fita foram escolhidas

No dia 8 setembro de 1994, às 23:52 da noite (11:52 pm), seus pais chegaram em casa e se depararam com uma cena que mudaria a vida de todos para sempre.

Mike estava sentado dentro de seu tão amado Mustang amarelo, já sem vida, após um tiro. Com uma decisão que surpreendeu totalmente todos os que o conheciam, Mike morreu por suicídio no momento de seu mais profundo desespero. Ao seu lado um triste bilhete: “Mamãe e papai, não se culpem. Eu amo vocês”. E estava assinado, “Com amor, Mike 11:45 pm”. Seus pais pararam na entrada da garagem atrás daquele Mustang amarelo brilhante – sete minutos atrasado!

com apenas 17 anos, Mike tirou sua vida quando não sabia o que dizer ou como deixar alguém saber que ele estava em apuros e precisava de ajuda.

Enquanto todos compartilhavam sua dor e lágrimas após a tragédia, a mãe de Mike conversou com amigos do filho sobre a criação de lembranças com as quais outras pessoas pudessem se lembrar dele, e eles decidiram que o amarelo seria usado em homenagem ao Mustang amarelo tão querido por Mike.

Os adolescentes fizeram anotações e foram feitos cartões com uma mensagem incentivando outros jovens que estivessem passando por problemas semelhantes a pedirem ajuda.

No sepultamento do garoto, seus amigos e parentes levaram uma cesta com 500 fitas amarelas nos cartões em homenagem ao carro de Mike e sua memória.

No final da cerimônia, todos os cartões com as fitas sumiram, e poderia ter terminado então, mas não terminou, graças aos adolescentes com a coragem de fazer a diferença e uma família que se preocupa em ajudar os outros.

Três semanas após, ligações e cartas de todo os Estados Unidos começaram a chegar de pessoas pedindo apoio e confessando seus problemas e medos.

A fita tornou-se o símbolo do programa quando os adolescentes começaram a amarrá-los nos cabelos e prendê-los em suas roupas e chapéus desde o dia em que Mike morreu. A Yellow Ribbon (fita amarela, em inglês) surgiu em memória de Mike e seu querido Mustang Amarelo 68, e hoje é uma entidade sem fins lucrativos que promove a conscientização de doenças que ainda são tratadas como tabu.

Em 25 anos, foram entregues mais de 20 milhões de cartões, segundo a própria instituição, conseguindo, assim, salvar 123 mil vidas. O movimento começou tragicamente com a perda de um jovem promissor mas que hoje faz a diferença no mundo e busca mostrar que toda vida vale a pena.

Se você sente que precisa de apoio emocional ou tem percebido sinais de depressão em alguém que conheça, entre em contato gratuitamente com Centro de Valorização da Vida através do número 188. O serviço conta com voluntários treinados para ajudar você da melhor maneira possível.

Imagem de Capa: Facebook

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS