Quem simplesmente adora comer chocolate, além de aproveitar o sabor irresistível, quer mais motivos para não deixar de comer essa delícia.

Além dos diversos benefícios comprovados à nossa saúde, um estudo realizado por pesquisadores da University of South Australia, da University of Maine e do Luxembourg Institute of Health, publicado na revista Appetite, analisaram se comer chocolate regularmente – independentemente do tipo ou da quantidade de chocolate – tinha alguma relação ou influência na função cerebral.

Eles descobriram que as pessoas que comem chocolate pelo menos uma vez por semana tiveram melhor desempenho em uma série de testes mentais envolvendo memória e pensamento abstrato (entre outras funções), em comparação com aqueles que raramente ou nunca comiam chocolate.

A pesquisadora principal, Georgina Crichton, revela que os benefícios disso tornariam alguém melhor nas tarefas diárias simples, “como lembrar um número de telefone ou sua lista de compras, ou ser capaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo, como falar e dirigir ao mesmo tempo”.

Os resultados do consumo sugerem que a “ingestão regular de flavonoides do cacau pode ter um efeito benéfico na função cognitiva”.

Claro que além dos benefícios do chocolate para a saúde, vale lembrar que o chocolate também contém muito açúcar e gordura, por isso deve sempre ser consumido com moderação.

Apesar do estudo “provar” que o chocolate torna as pessoas mais inteligentes, existe a dúvida se o chocolate realmente torne as pessoas inteligentes – ou se as pessoas inteligentes tendem a comer mais chocolate.

Consumido com moderação, os flavonoides do cacau é bom para nossa saúde. O estudo mostrou que quem comia chocolate pelo menos uma vez por semana teve melhor desempenho em testes cerebrais. Se supostamente pode te deixar mais inteligente, porque não?

Imagem de Capa: Canva

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?