Será o segundo filho a ovelha negra da família? Sempre ouvimos dizer que os filhos únicos são muito mimados e que o melhor a se fazer é ter outro filho. Ou de que os caçulas são protegidos e costumam ter uma educação menos severa. Para a nossa surpresa, a ordem de nascimento pode ter uma influência surpreendentemente no comportamento dos filhos.

Problem Child 1068x638 1 - Segundo filho é mais problemático que o primeiro, afirmam investigadores
Imagem Reprodução

Uma investigação realizada com mais de 2 milhões de crianças da Dinamarca e do estado de Flórida, dos Estados Unidos, considerando diferentes criações e hábitos de países completamente diferentes, foi encontrado evidências semelhantes: famílias com dois ou mais filhos, e sendo meninos os segundos filhos, têm entre 20 e 40% mais chances de serem mais problemáticos, indisciplinados na escola e terem comportamento delinqüente em comparação aos meninos primogênitos.

O segundo filho do gênero masculino tem grandes possibilidades de terem problemas na escola, a serem rebeldes na adolescência e à criminalidade quando adulto. Incrivelmente, esse perfil é muito menor quando o segundo filho é uma menina. E não existe diferença na educação e no investimento escolar com cada um dos filhos, o que muda e traz a revolta, é a atenção que os os pais dedicam a eles.

Segundo a pesquisa, o segundo filho tende a ter menos atenção materna do que o irmão mais velho

Quando se têm o primeiro filho, os pais costumam dispor de mais tempo para cuidar e estar com ele. E com o segundo filho, a disponibilidade nem sempre é a mesma, contribuindo para desenvolver um comportamento problemático. O importante disso tudo mesmo, é ter sempre bom relacionamento pais e filhos, independente da ordem de nascimento deles. E você? É o primeiro ou segundo filho?

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS