Com o crescimento das grandes cidades do mundo, a urbanização tomou conta de quase tudo, transformando a natureza em uma grande selva de pedra, onde poucas árvores dividem o espaço entre os incontáveis arranha-céus.

Pensando em como fazer uma metrópole “respirar” que surgiu o projeto ´Converse City Forests´ ou Florestas da Cidade, que em parceria com comunidades, são produzidos murais em edifícios por todo o mundo utilizando uma tinta fotocatalítica que ajuda a limpar o ar.

Esta tecnologia usa a energia da luz do sol para decompor os poluentes atmosféricos convertendo-os em substâncias inofensivas ao meio ambiente, ou seja, qualquer superfície revestida com esta tinta torna-se um purificador de ar, realizando fotossíntese como as árvores.

Um mural ecológico como esse acaba de ser inaugurado na cidade de São Paulo que tem o poder de purificação do ar equivalente a 750 árvores.

Criado pela artista Rimon Guimarães, o mural demorou 11 dias para ser pintado em uma gigante parede de um edifício no Largo do Arouche, ao lado do Minhocão, na região central de São Paulo.

A arte foi batizada de “Pindorama”, que era como os povos originários do Brasil chamavam a terra antes da chegada dos colonizadores, representando os quatro elementos que os índios adoravam e os animais que simbolizavam poder.

 

Uma colaboração inspirada nos indígenas, que celebra a ancestralidade e as raízes brasileiras por meio de uma arte que purifica o ar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

“Pindorama” empena de 777 metros quadrados no Largo do Arouche em São Paulo, esse nome remete ao Brasil antes da colonização, a onça simboliza a terra em q vivemos a consciência ambiental e a força, seu rabo é uma serpente trazendo o simbolismo do sub mundo, o subterrâneo, o que não vemos, o pássaro simboliza o ar, sendo um mensageiro do mundo material pro imaterial, a planta traz a ideia do processo da tinta de filtragem do ar que é parecido com a fotossíntese, a personagem foi inspirada na vestimenta feminina dos “Jurupixunas” e das pinturas faciais dos povos “Xicrins” e “Kayapós” . Esse mural foi pintado com uma tinta fotocatalítica que filtra o ar equivalente a mais ou menos 750 árvores, ele faz parte de uma ação global da @converse chamada #conversecityforests com 13 murais espalhados em 13 capitais no mundo . Agradeço a @dabba.ag pelo convite e a todos que participaram para que essa empena fosse realizada . @emi.cerveira @rosibelisariobelisario @loba_gi @lyanzr @socidasmackflay @acidletters @yan.waligora @peagamoreira @gentilizacao @vera.cultura @daterracultural @studiocurva @poucas_ideas_oss @joaoprendin @converse_br @afolego @vurbfilmes #pindorama #mural #muralism #conversecityforest #rimon #rimonguimaraes #artnow #arteurbana #tecnologiasustentável #artepublica #largodoarouche #saopaulo #minhocao #muralist #streetart #globalstreetart #streetartbrazil #brasil #streetarteverywhere#boysenknoxout

Uma publicação compartilhada por Rimon Guimarães (@rimonguimaraes) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

“Pindorama” empena de 777 metros quadrados no Largo do Arouche em São Paulo, esse nome remete ao Brasil antes da colonização, a onça simboliza a terra em q vivemos a consciência ambiental e a força, seu rabo é uma serpente trazendo o simbolismo do sub mundo, o subterrâneo, o que não vemos, o pássaro simboliza o ar, sendo um mensageiro do mundo material pro imaterial, a planta traz a ideia do processo da tinta de filtragem do ar que é parecido com a fotossíntese, a personagem foi inspirada na vestimenta feminina dos “Jurupixunas” e das pinturas faciais dos povos “Xicrins” e “Kayapós” . Esse mural foi pintado com uma tinta fotocatalítica que filtra o ar equivalente a mais ou menos 750 árvores, ele faz parte de uma ação global da @converse chamada #conversecityforests com 13 murais espalhados em 13 capitais no mundo . Foto : @fbattaglin Agradeço a @dabba.ag pelo convite e a todos que participaram para que essa empena fosse realizada @vera.cultura @emi.cerveira @rosibelisariobelisario @loba_gi @lyanzr @socidasmackflay @acidletters @yan.waligora @peagamoreira @gentilizacao @faeldiogo @daterracultural @studiocurva @poucas_ideas_oss @joaoprendin @converse_br @afolego @vurbfilmes #pindorama #mural #muralism #conversecityforest #rimon #rimonguimaraes #artnow #arteurbana #tecnologiasustentável #artepublica #largodoarouche #saopaulo #minhocao #muralist #streetart #globalstreetart #streetartbrazil #brasil #streetarteverywhere#boysenknoxout

Uma publicação compartilhada por Rimon Guimarães (@rimonguimaraes) em

Além de São Paulo, o projeto já produziu murais em Bangkok, na Tailândia, em Varsóvia, na Polônia e em Belgrado, na Sérvia, através de parcerias com artistas de cada país, no qual estão representando, até o momento, 2.220 árvores.

 

Em breve também serão feitos murais em Sydney, Jacarta, Manila, Santiago, Joanesburgo, Melbourne, Bogotá e Cidade do Panamá, onde oferecerá, como alternativa, uma arte urbana que pode fazer o papel de uma árvore. Incrível, não é mesmo?

Veja os outros murais já existentes em outras grandes cidades do mundo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

ขอบคุณที่สนับสนุน และให้โอกาสเพื่อได้อวดลวดลายไทย และภาษาไทย ไว้บนกำแพง ณ สารณสถาน หวังว่างานนี้จะทำประโยชน์ต่อยอดไปได้อีกนิด ที่แน่ๆคือสีที่ใช้ ดูดซับผลพิษ! 😂 เด็กๆที่วิ่งเล่นในนี้ก็คงได้สูดอากาศบริสุทธิ์ขึ้นอีกหน่อย งานศิลปะเป็นเหมือนกับแม่เหล็กที่ทำให้พวกเรามารวมตัวกันและเริ่มพูดคุยกัน นักเขียนภาพ @trk_art และ @sorravis.P นักประดิษฐ์ตัวอักษร ได้ร่วมกันสร้างงานศิลปะสุดพิเศษโดยนำความร่วมมือร่วมใจของคนไทยในยามคับขันมาเป็นแรงบันดาลใจ #CreateTogether #ร่วมกันสร้างสรรค์

Uma publicação compartilhada por Sorravis Prakong (@sorravis.p) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

“Celebrating our roots” Mural painted together with my bro @wuperkec thanks to @conversesrbija Belgrade, Serbia 2020. Drone shot by: @vatovec

Uma publicação compartilhada por Artez (@artez_online) em

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS