Todos os anos, cerca de 1 trilhão de sacolas plásticas são utilizadas em todo o mundo. Esse excesso de plástico à base de petróleo em todo o planeta, causa um gigantesco problema ambiental, pelo acúmulo de lixo de longa duração nos aterros sanitários e por, curiosamente, 80% desse produto ter como destino os oceanos, comprometendo a vida da fauna marinha.

Sempre vemos e lemos sobre os acidentes com os mais diversos animais, como tartarugas e baleias, acometidos por plástico, e muitas das vezes fatais. Os animais marinhos estão sempre em busca de alimento, e ao ver esses produtos flutuando na água, não conseguem distinguir se o plástico é comida ou não.

Esse problema ambiental está matando os animais marinhos. Além da contaminação dos mares.

Muitas pessoas são conscientes desse problema, reclamam do excesso de plásticos e da falta de educação, porém, não mudam seus hábitos em utilizar sacolas plásticas e depois o não sabem o que fazer com elas, pois poderiam por exemplo utilizar as sacolas reutilizáveis.

Mas não seria incrível se desenvolvessem uma sacola que não precisa de 400 anos para desaparecer do planeta? Pois é justamente o que a empresa Avani criou. Sacolas compostáveis ​​e 100% biodegradáveis, feitas à base de mandioca que ao entrar em contato com a água se dissolve, e ainda pode servir como alimento para os peixes e outros animais marinhos.

São soluções adaptáveis ​​para aliviar esta horrível epidemia mundial. Os sacos da Avani são uma alternativa de base biológica que se torna o substituto ideal para sacos de plástico à base de petróleo.

A empresa Avani, criada em 2014, é liderada por indivíduos que se esforçam para fazer diferença, fornecendo várias embalagens sustentáveis ​​e produtos feitos com ingredientes naturais e renováveis ​​que são totalmente compostáveis.

O criador da sacola biodegradável à base de mandioca é Kevin Kumala, natural de Bali, na Indonésia. Biólogo, empreendedor e responsável não só com o local paradisíaco que é a sua terra natal, também se importa, e muito, em gerar impacto sustentável para o meio ambiente.

Incentivando comunidades e empresas a tomar iniciativas que façam a diferença. O nosso planeta agradece e os animais marinhos também.

Imagem de Capa: Instragram

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS