Fruto nativo do México, o abacate já foi considerado um alimento gorduroso, calórico e maléfico à saúde, mas atualmente tem sido destacado que mesmo sendo calórico, a gordura e todos os nutrientes presentes no abacate tem excelentes propriedades, aumentando muito a curiosidade e consequentemente aumento do consumo. O abacate pode ser introduzido em desde as dietas hipocalóricas para perder peso à dietas hipercalóricas para ganhar peso, como também pode favorecer o rendimento de diversas práticas esportivas.

Com os diversos de tipos que existe, o abacate pode compor uma alimentação saudável e nutritiva.

O abacate contém gorduras monoinsaturadas, que são gorduras saudáveis para o organismo, que ajudam a reduzir níveis de colesterol e triglicéridos, aumenta o HDL (colesterol bom) e reduz o LDL (colesterol ruim), sendo um bom protetor cardiovascular. Também auxilia o metabolismo da glicose reduzindo a resistência à insulina, pode agir como anti-inflamatório natural e antienvelhecimento pois tem propriedades antioxidantes.

O abacate também é rico em fibras que favorecem a sensação de saciedade, auxiliam no trânsito intestinal e melhoram o processo de digestivo. O abacate beneficia o rendimento do treino não só pelo seu valor calórico, mas também por conter micronutrientes como o potássio e ácido fólico. Auxiliando absorção de proteínas, na hipertrofia e recuperação muscular e na prevenção de cãibras.

O grande segredo de uma alimentação saudável é o equilíbrio sempre.

Apesar de não ter contraindicações, se consumido em excesso ou com combinações calóricas como leite e açúcar, pode resultar em ganho de peso corporal, então tenha atenção a seu atual objetivo. O grande segredo de uma alimentação saudável é o equilíbrio sempre. Ao comprar abacates verdes, embrulhe em jornal ou outro papel escuro até amadurecer, ou mantenha em temperatura ambiente durante alguns dias. Após maduro, devem ser mantidos sob refrigeração.

Como consumir o abacate? O abacate também se destaca por sua versatilidade no consumo, podendo ser consumido em preparações doces ou salgadas. Pode ser adicionado em saladas, massas, como substituto de maioneses com torradas ou pães, em vitaminas ou sobremesas. No Brasil, o costume maior é de consumir na forma doce, mas existem receitas salgadas muito saborosas, como o guacamole, receita típica tradicional mexicana, que além de deliciosa, é saudável e fácil de fazer! Veja a receita:

Receita de Guacamole

Guacamole 300x158 - Sabia que o Abacate é um excelente alimento para sua saúde?

Ingredientes:

4 Abacates maduros (Avocado)
Coentros picados
2 Tomates maduros cortados em cubinhos
½ Cebola roxa média cortada em cubinhos
Suco de 1 limão
Sal e pimenta do reino à gosto
Opcional: Pimenta dedo de moça bem picadinha

Modo de Preparo:

1. Corte os abacates ao meio retire os caroços;

2. Com uma colher, retire toda a polpa e em um recipiente amasse com um garfo, adicionando o suco de limão;

3. Corte a cebola e os tomates em cubinhos, e pique os coentros, adicione o sal e a pimenta à gosto e misture aos abacates amassados;

4. Armazene por pouco período em refrigeração ou sirva imediatamente.

Acrescente abacate à sua alimentação saudável e aproveite todos os benefícios que ele pode proporcionar!

Imagem de Capa: Noah Buscher de Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS