Muita gente pensa que reeducação alimentar é comer pouco, ter muitas privações e ter uma alimentação sem graça. Mas o que será que é de verdade? Reeducação alimentar basea-se no seu comportamento e como você se relaciona com a comida. Esses hábitos são reavaliados e melhor organizados, causando mudanças não só nas rotinas, como na maneira de pensar, sem terrorismo alimentar, fazendo as pazes com os alimentos, sem culpa.

Mudanças que se leva para a vida toda.
É aprender a comer de tudo, mas não tudo!

Ser moderado, respeitar o seu corpo, ser mais consciente. É preciso também respeitar a sua fome, mastigar devagar, saborear os alimentos, perceber que não é necessário exagerar. Aumentando o numero de refeições ao longo do dia com pequenos lanches, é um ótimo aliado para evitar descontroles. Você começa a incluir mais alimentos in natura, frescos e da época, de preferência, no seu dia-a-dia e diminuindo cada vez mais os processados, prontos para consumo.

E assim vai adaptando o paladar e se habituando cada vez mais a nova rotina. Uma das coisas que se deve fazer é preparar mais os alimentos em casa, comida caseira, aquela bem saborosa, com temperos naturais, que aromatizam não só a comida como também toda a cozinha. Assim já é possível diminuir o excesso sal. E se formos diminuindo o açúcar do café? Preferir uma água saborizada a uma bebida super açucarada?

O Açúcar é muito viciante e ir substituindo aos poucos pode ter bons resultados!

Deixar o refrigerante só para o final de semana, por exemplo? O seu paladar vai se adaptando e com o tempo vai sentir que esses refrigerantes é doce demais. Perceber o seu real sabor, que é o açúcar em excesso. Esses são os passos principais para mudar seu estilo de vida, ganhar saúde e se sentir em paz com a comida. O importante é dar o primeiro passo, sentindo os benefícios, os próximos serão muito mais fáceis. Sem tortura!

Imagem de Capa: Pablo Merchán Montes de Unsplash

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS