Você já se fez a pergunta: “Por onde eu tenho que começar para perder peso?” Claro que o processo e o planejamento de perda de peso seja diferente para cada um, mas existem certos pontos de partida que sem dúvidas funcionam para todos.

Existem muitas pessoas que se sentem sozinhas e perdidas e você não deveria se sentir envergonhado ou constrangido de fazer essa pergunta. Este artigo vai te responder essa pergunta e vai te ajudar – e muito – na sua jornada de emagrecimento.

8 DICAS PARA PERDER PESO:

1. DESPERTE!

Não é apenas decidir mudar, É DESPERTAR PARA A MUDANÇA. Quando você desperta, você está cansado da maneira como está vivendo e que é hora de mudar. Você tem que atingir esse ponto sozinho – ninguém será capaz de forçá-lo a fazer isso. Esse compromisso tem que vir de você mesmo!

Não seja fogo de palha, com aquela motivação que desapareceram rapidamente, com o primeiro obstáculo – e é obvio, eles aparecem. E muito pior, não minta para você mesmo sobre o que está comendo ou o quanto está se exercitando e se dedicando ao seu objetivo! Isso é para VOCÊ!

2. FAÇA PASSEIOS A PÉ

Caminhar tem suas vantagens por ser um exercício de baixo esforço e baixo impacto, mas é uma força eficiente de se manter ativo e queimar calorias. Basta amarrar seus tênis e pronto!

Os benefícios são incríveis e você pode fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar. Acha tedioso? Aproveite para conhecer parques diferente, chame um amigo para fazer companhia ou aproveite para ouvir podcasts motivacionais ou sua lista de músicas favorita para dar aquela turbinada!

3. CRIE UM QUADRO DE ATIVAÇÃO

Faça recortes de revistas ou fotos da sua vida de sonho, corpo, mentalidade, rotina, etc. Monte isso em um quadro ou cartaz e pendure em um lugar que você verá todos os dias. Olhe para isso, imagine como é alcançar esses objetivos e concentre-se no caminho para chegar lá!

4. NÃO BEBA CALORIAS – APENAS ÁGUA!

Sem sucos, sem refrigerantes, sem bebidas esportivas … apenas água!
Bebidas? ÁGUA! Evite sucos, refrigerantes, bebidas esportivas e nem mesmo o refrigerante diet.

Os adoçantes artificiais ativam as “vias de recompensa” que são as mesma de quando comemos alimentos doces. Entretanto, como não há calorias neles, seus desejos por alimentos açucarados irão ficar ainda mais intensos.

Quanto de água beber por dia? Faça a conta: 35ml por kg de peso corporal.

5. DEFINA O SEU “PORQUÊ”

Por que você quer perder peso? Não responda simplesmente: “quero emagrecer para ir para a praia”, “tenho uma viagem de férias”, “para casar ou arrumar um namorado”… nada disso serve!

Tem que ser algo emocionalmente forte como: “Quero estar em forma e com energia para brincar com meus filhos sem me sentir sem fôlego”, “Quero me sentir bem com uma roupa que eu goste e não só as que me servem”, ou “Eu quero viver com saúde.”

E, por favor, não use: “Faça por aqueles que disseram que você não conseguiria”. Isso é apenas por você!

6. COMECE A RASTREAR SUA COMIDA

Você sabe o quanto realmente está comendo? Muitas pessoas não têm ideia da quantidade de calorias estão comendo.

Principalmente quando se trata de supostos alimentos “light” ou “sem adição de açúcares”, por exemplo, não significa necessariamente que sejam mais saudáveis ou menos calóricos. Leia os rótulos dos alimentos, quanto menos ingredientes melhor. Também prefira alimentos naturais e frescos.

É essencial perceber a sua fome e saciedade e comer a quantidade necessária. Nem demais e nem de menos. Poucas calorias podem impedir seu corpo de perder peso e se livrar da gordura teimosa porque você entra em modo de poupança de energia. Você precisa comer o suficiente para que seu corpo comece a queimar a gordura armazenada.

7. COMA DE FORMA CONSCIENTE, COM ATENÇÃO PLENA

Você assiste TV ou fica no celular enquanto come? Você ao menos olha para a comida enquanto a come? Você ao menos mastiga a comida antes de engolir ou está com tanta pressa que só enche a boca? Percebe o quanto e o que comeu? Seja honesto com essas perguntas.

Desconecte de tudo enquanto você come! Você sabia que a digestão começa com os olhos? Seus olhos veem a comida e, em seguida, sua boca produz enzimas em sua saliva para iniciar o processo de digestão antes mesmo de você engolir.

Tente mastigar bem antes de engolir, é para isso que servem os dentes.

8. EQUILÍBRIO E CONSTÂNCIA

Estabeleça uma rotina, faça planejamento de suas refeições, mexa-se e mantenha o equilíbrio e constância disso tudo! Sair fora da rotina, cometer erros, faz parte, o que não pode é você desistir!

Imagem de Capa: kei907 no Adobe Stock

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?