A maior busca dos seres humanos é descobrir o segredo para a longevidade.

Há muito tempo que procuramos meios de driblar o envelhecimento, principalmente saber como envelhecer bem, levando a uma enorme quantidade de estudos sobre os efeitos dos hábitos e da dieta na vida humana.

Um grande estudo descobriu algo que pode ser totalmente inesperado e que é uma opção que você pode não teria problemas para seguir.

De acordo com uma pesquisa do UC Irvine Institute for Memory Impairments and Neurological Disorders (UCI MIND), beber café e cerveja pode ajudar você a viver mais.

O estudo 90+ avaliou mais de 1.600 pessoas com mais de 90 anos observando seus hábitos, coletando informações sobre as dietas, estilos de vida e históricos médicos dos participantes, entre outras qualidades que podem ter contribuído para sua longevidade.

Os participantes foram acompanhados sendo visitados a cada seis meses e submetidos a vários testes neurológicos, neuropsicológicos, cognitivos e físicos.

Surpreendentemente, dois dos hábitos que mais ajudaram a prolongar o tempo de vida foi o consumo de álcool e café. Sim, você leu certo – as pessoas que bebiam quantidades moderadas de álcool ou café todos os dias provavelmente viveriam mais do que aqueles que não tinham esse hábito.

pexels tembela bohle 1089930 scaled e1606420438112 - Quem bebe cerveja ou café tem mais chance de passar dos 90 anos, indica estudo
Foto de Tembela Bohle no Pexels

Aqueles que consumiam cerveja ou vinho diariamente tinham 18% de chances de viver mais, enquanto os bebedores de café tinham 10% mais chances de extender sua vida.

Tanto com o consumo alcoolico quanto o de café, a quantidade fez a diferença. A dosagem ideal para a cafeína é entre 200 – 400 miligramas por dia, ou cerca de duas xícaras de café. Para a cerveja, descobriu-se que beber dois copos por dia reduzia o risco de morte prematura.

pexels pixabay 266755 scaled e1606420545257 - Quem bebe cerveja ou café tem mais chance de passar dos 90 anos, indica estudo
Imagem por Pixabay

“Não tenho explicação para isso”, admitiu a Dra. Claudia Kawas, pesquisadora-chave do estudo, em uma conferência, “mas acredito firmemente que o consumo moderado de álcool melhora a longevidade”.

Então, deveríamos todos beber mais café e cerveja? Talvez a pesquisa não é tão definitiva quanto parece.

Beber moderadamente pode ser benéfico de acordo com outros estudos – desde que seu consumo seja moderado. Além disso, a cerveja e o café contêm antioxidantes que protegem nossos corpos dos danos causados pelos radicais livres.

Também é importante ter uma atenção à alimentação e estilo de vida. Ter uma dieta bem equilibrada com muita variedade de frutas e vegetais e manter-se sempre ativo com exercícios físicos que te tragam prazer em praticá-los, contribui, e muito, para a longevidade.

Agora podemos beber mais relaxados aquela cervejinha!

Imagem de Capa: Master1305 no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS