Todos nós somos cientes da importância de beber muita água durante o dia para manter nosso corpo hidratado. Mas você tem ideia de qual temperatura deve ter a água? A resposta é que depende, mas na maioria das situações o aconselhável é beber água pura que não seja muito fria, morna ou mesmo quente.

A temperatura da água pode parecer um detalhe insignificante, mas devemos começar a levar esse aspecto a sério também.

As variações de temperatura da água pura podem oferecer diferentes benefícios à saúde e por isso depende do efeito que pretendemos obter.

Por exemplo: enquanto um copo de água quente logo pela manhã para começar o dia é bom para despertar o sistema digestivo, e um copo de água fria após um bom treino ajuda a regular a temperatura interna do corpo.

Na antiga medicina tradicional chinesa, a temperatura da água era usada como uma forma de ajudar o corpo a se curar, se recuperar e combater infecções, e as práticas ayurvédicas indianas há muito provaram que a temperatura, velocidade e até mesmo se estamos ou não sentados enquanto bebemos água são variáveis importantes a serem consideradas.

O calor ou o frio da água afetam o corpo de maneiras diferentes.

A ciência acredita que beber água em temperatura ambiente, ou ligeiramente morna, é a melhor escolha para reidratar as células. Portanto, água morna ou em temperatura ambiente é a melhor escolha.

Para entender melhor, durante um dia de atividade normal, podemos escolher uma água não muito fria, entre 10 ° e 20 °, pois desta forma o corpo se reidrata mais rápido. A teoria de que beber água fria ajuda a queimar mais calorias, pois seu corpo teria que trabalhar para aquecer a água para absorvê-la, já foi desmentida.

Consumir água em temperatura ambiente ou morna pode ajudar na digestão e até mesmo promover a perda de peso, acredita a medicina ayurveda. A água fria, pode atrapalhar a digestão e restringir o fluxo sanguíneo para os órgãos.

Por isso, beber água morna pode ajudar na digestão e promover a perda de peso, pelo menos de acordo com a Ayurveda.

A medicina chinesa também considera a água quente muito benéfica, capaz de ajudar o corpo a atingir o equilíbrio, promover a circulação e eliminar as toxinas através de seus filtros naturais: os rins e o fígado.

Qual a quantidade de água você deve beber?

Independentemente da temperatura, a maioria das pessoas geralmente não bebe a quantidade de água adequada por dia. Mas quanto devemos beber? A média indica é de 1,5 litros ou 2 litros, mas existe uma fórmula que calcula a quantidade de água que necessitamos de acordo com o nosso peso:

30 ml x kg de peso corporal = ml por dia

Pessoas que tem problemas de saúde que restringem a quantidade de líquidos, devem consultar um profissional da saúde para fazer um calculo para o caso em específico.

Aqueles que se exercitam por uma hora ou mais devem adicionar meio litro de água, e um litro ou um litro e meio para exercícios de alta ou extrema intensidade.

Imagem de Capa: Marymarkevich no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS