Dizem que a idade é apenas um número, mas quão verdadeiro isso pode ser?

Ainda hoje a sociedade tem preconceito com os casais com uma grande diferença de idade, e com isso deve-se questionar se existem consequências mais sérias por ser muito livre com os números escolhidos.

Mas as diferenças de idade afetam os relacionamentos e sua duração? Os resultados podem te surpreender. Veja como os cientistas explicam a melhor diferença de idade para fazer um relacionamento durar.

CIENTISTAS EXPLICAM QUE DIFERENÇA DE IDADE PODE FAZER UM RELACIONAMENTO DURAR

MÉTODOS DE PESQUISA: COMO DETERMINAR RELACIONAMENTOS DURADOUROS

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Emory University, localizada em Atlanta. Nesta pesquisa envolveu 3.000 participantes e avaliou seus dados demográficos, alguns fatores selecionados e a natureza duradoura ou a falta dela de seus relacionamentos.

Curiosamente, o ponto principal por trás desta pesquisa não foi estudar as diferenças de idade. O estudo começou a investigar despesas de noivado e casamentos e ver se esses fatores afetavam a duração de um relacionamento. A conclusão do estudo descobriu que a idade não está relacionado à duração, uma descoberta que pode mudar a forma como o mundo vê a indústria do casamento comercial.

RESULTADOS DA PESQUISA: QUAL É A MELHOR DIFERENÇA DE IDADE?

Houve uma série de descobertas interessantes relacionadas à idade neste estudo. Vamos dividi-los um por um.

Diferenças de 1 ano

Em casais com 1 ano ou menos de 12 meses de diferença de idade foram as mais duradouras, apresentando apenas 3% de chance de rompimento.

Diferenças de 5 anos

Casais casados com uma diferença de idade de aproximadamente cinco anos têm uma taxa de divórcio de 18%.

Diferenças de 10 anos

Casais com diferença de idade de 10 anos têm uma taxa de divórcio de 39%.

Diferenças de 20 anos

Relacionamentos com diferenças de idade de 20 anos têm, de longe, a maior chance de divórcio, com taxas colossais de 95%.

Isso significa que os relacionamentos que tem maior chance de durar mais envolvem diferenças mínimas de idade. Quanto maior a diferença de idade, maiores são as chances de divórcio.

Aqui estão algumas outras descobertas desta pesquisa, bem como estatísticas de relacionamento de outros estudos que provaram ser confiáveis e têm uma precisão significativa.

Filhos fora do casamento. Famílias que têm seu primeiro filho fora do casamento têm 59% mais chance de se divorciar do que aquelas que não têm filhos.

Filhos dentro do casamento. Ter filhos durante um relacionamento diminui as chances de divórcio em 76%, mas aumenta as chances de o casal se separar devido a fatores estressantes relacionados aos filhos quando os filhos são mais velhos.

Casais que estão juntos há dois anos diminuem suas chances de se divorciarem em 43%. Enquanto isso, aqueles que atingem 10 anos juntos têm ainda menos probabilidade de se divorciar em 94%.

Uma grande diferença nos níveis de educação entre os cônjuges tem probabilidades de divórcio de 43%.

RAZÕES PARA OS RESULTADOS DA DIFERENÇA DE IDADE

Existem muitos motivos pelos quais os relacionamentos terminam em divórcio. Mas por que as grandes diferenças de idade tendem a levar a um final ruim nos relacionamentos? Aqui estão algumas especulações.

DESAPROVAÇÃO SOCIAL

Não é segredo que casais com grandes diferenças de idade tendem a ser menosprezados. A pesquisa mostrou que aqueles com diferenças de idade de 10 anos ou mais sofrem desaprovação social que pode levar à diminuição do comprometimento do relacionamento.

Essencialmente, se os casais não recebem aprovação favorável de amigos, familiares e sua comunidade devido à diferença de idade, é muito mais provável que eles se separem.

ESTÁGIO DE VIDA

Alguém de 30 anos enfrentará questões, objetivos, prioridades e valores significativamente diferentes do que alguém de 20 anos. Embora os casais possam resolver as coisas, apesar de diferentes pontos de vista e opiniões, diferenças como essas podem certamente abrir uma brecha nos relacionamentos.

Isso é especialmente verdadeiro devido à enorme diferença de prioridades que pessoas de diferentes idades vivenciam. Para fazer um relacionamento durar , um casal teria que reconciliar essas diferenças – algo que nem todos são capazes de fazer.

INTIMIDADE

Por mais rude que pareça, o quarto é um lugar importante para casais. Embora a intimidade não seja tudo e não desempenhe destaque em alguns relacionamentos, geralmente é preciso algum grau de química do quarto para durar.

O problema é que os indivíduos mais velhos tendem a diminuir o impulso de intimidade. As mulheres, em particular, terão dificuldade em ter filhos em idades mais avançadas, e os homens não estarão tão interessados em ser íntimos como antes. Juntamente com alguém muito mais jovem, essa discrepância na intimidade pode levar ao rompimento.

ESTUDOS CONFLITANTES

Outros estudos mostraram que casais com grandes diferenças de idade tendem a ter uma satisfação geral mais positiva com o relacionamento. Esses relacionamentos têm níveis mais elevados de compromisso um com o outro, com mais confiança e menos ciúme do que normalmente visto em casais da mesma idade.

Enquanto isso, outros estudos descobriram que mais de 75% dos casais envolvendo mulheres mais jovens e homens mais velhos com diferenças significativas de idade mostram que seus relacionamentos são satisfatórios e positivos.

É importante notar que alguns desses estudos foram realizados há mais de uma década, e outros não envolveram um tamanho de amostra tão grande.

O QUE ISSO SIGNIFICA?

Então, o que tudo isso significa para casais com grandes diferenças de idade? O que isso significa para aqueles que tendem a namorar pessoas muito mais velhas ou mais jovens? Isso significa que esse tipo de relacionamento está condenado desde o início?

A resposta curta é: claro que não! O fracasso ou sucesso de qualquer relacionamento depende de várias coisas ao mesmo tempo. Existem muitos componentes envolvidos na manutenção de um relacionamento feliz e positivo.

O que você pode aprender com este estudo é que as diferenças de idade vêm acompanhadas de muitos desafios. Talvez você precise trabalhar mais para ficar junto e superar as adversidades. Você pode ter mais desentendimentos. Pode haver mais confrontos e mal-entendidos. Pode ser mais difícil entender o ponto de vista um do outro o tempo todo.

A idade é apenas um número, mas até certo ponto, os números são importantes.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS