Férias! Quando você é mãe, é fácil sentir-se culpado por ter tempo para si mesmo. Suas responsabilidades em relação aos seus filhos podem ser esmagadoras, e você pode ter medo de que elas sofram sem você.

Mas o ato de tirar umas férias sem os seus filhos e até sem seu parceiro é realmente positivo. Esse tipo de férias individual pode fazer maravilhas para qualquer mulher.

De fato, tirar um tempo nunca será prejudicial para você. E não somos apenas nós que dizemos isso – este é um fato que os especialistas sabem muito bem! Ser mãe é um emprego de período integral, e que emprego não lhe dá alguns dias de folga?

PSICÓLOGOS EXPLICAM POR QUE AS MÃES PRECISAM TIRAR FÉRIAS SEM OS FILHOS

1. VOCÊ TERÁ UMA PAUSA ANTES DE SE ESGOTAR

Como dissemos, ser mãe é um trabalho de período integral e, embora a maioria das mães considere seus filhos felizes e saudáveis ser uma recompensa suficiente em vez de pagamento, ainda pode ser cansativo.

Ainda assim, não há trabalho humano no mundo que exija que você trabalhe 365 dias por ano sem interrupção! Claro, às vezes você pode viajar com toda a sua família, mas isso não lhe dá a chance de fazer uma pausa nesse trabalho tão exigente.

Pense nisso – as férias com seus filhos são realmente férias quando você precisa fazer as malas para eles, ficar de olho neles e lidar com as birras em um lugar que você não conhece? Não estamos escolhendo em vez de férias em família aqui, é claro.

Elas criam memórias incríveis para serem apreciadas e amadas nos próximos anos. Mas elas não são exatamente um momento de descando para mamãe; você precisa de sua própria folga para reabastecer em um ambiente que não exija o modo mãe a cada poucos minutos.

O que muitas mães que ficam em casa não pensam é o quanto elas fazem em um dia por seus filhos. Você precisa pensar em todos os detalhes – roupas, comida e até a hora do banheiro! Mães precisam:

• Levantar os filhos e vestí-los de manhã
• Levar seus filhos para atividades extracurriculares
• Lavar louça
• Lavar roupas
• Preparar refeições
• Assumir responsabilidades relacionadas à escola
• Pegá-los depois deles (às vezes!)
• Limpar constantemente
• Argumentos sem fim e birras

Isso é muito do que você faz em um dia e, pior ainda, espera fazê-lo. É fácil acabar se esgotando se você tiver que fazer isso 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções e sem tempo para si própria.

Mais de um em cada dez pais sofrem de exaustão uma vez por semana, o que afeta os níveis de energia, o pensamento positivo e até a eficácia.

Ter um momento de férias sozinha pode ajudar a prevenir o esgotamento severo, o que pode levar a outros problemas: estresse crônico, depressão, ansiedade e muito mais.

2. SUA FAMÍLIA SE BENEFICIARÁ

Muitas mães têm medo de deixar suas famílias sozinhas, preocupando-se com o fato de que simplesmente não serão capazes de funcionar sem elas.

Mas, como se vê, sua família pode realmente se beneficiar de seu momento ocasional, e talvez não pelos motivos que você pensa! Aqui está como.

· SOLIDIFICA A CONFIANÇA

Se você tem um parceiro em quem pode confiar – o que, idealmente, deve ser para qualquer parceiro com o qual esteja comprometido -, você pode ficar tranquila, sabendo que eles podem lidar com as coisas em casa.

Quando você sai de férias, pode se perguntar se eles estão prontos para a tarefa, principalmente se você costuma lidar com coisas relacionadas as crianças… mas respire fundo e pensamento positivo!

Quando você deixa seus filhos alegremente com seu parceiro, mostra a eles que confia neles. Você está indicando que sabe que eles podem cuidar bem das coisas na sua ausência.

Isso também irá prepará-lo para a probabilidade de situações futuras que podem ser mais estressantes, onde seu parceiro terá que ser o responsável em casa.

· ELES SE UNIRÃO

É claro que seus filhos amam seu parceiro e os outros cuidadores, mas quando eles mais a vêem, o vínculo é mais forte com eles. Fazer uma viagem sem eles lhes dá a chance de se relacionar um pouco mais com seu parceiro.

Além disso, a pequena mudança na dinâmica da família enquanto você está fora pode trazer algo de bom aos seus filhos. Eles podem tentar ajudar um ao outro mais ou se aproximar, já que você não está por perto para discutir pequenos argumentos.

· SEU PARCEIRO ENTENDERÁ O QUE VOCÊ FAZ

Como mencionamos anteriormente, se você é a principal cuidadora das crianças, realiza uma quantidade ridícula de trabalho por dia – e, infelizmente, você mesmo pode não perceber toda a extensão do seu esforço.

Caso contrário, seu parceiro também não poderá. Muito do que uma mãe faz é considerado esperado, dada a tarefa. Quando você permite que seu parceiro tome as rédeas pela primeira vez, ele vê o quanto você faz. Isso fará com que eles apreciem todo o trabalho que você faz, e pode até melhorar seu relacionamento.

3. VOCÊ SE LEMBRARÁ DA PESSOA QUE VOCÊ É

Muitas mães podem se perder na tarefa de pais. Consome-as, tornando-se toda a sua personalidade. É claro que ser mãe é definitivamente uma grande parte da sua identidade – mas nunca deve ser tudo isso.

Não acha que isso descreve você? Bem, pense sobre isso. Quando foi a última vez que você:

• Comprou algo bom para si mesmo
• Terminou uma série de TV ou um livro
• Levou tempo para seus hobbies
• Passou um tempo mimando-se
• Saiu com os amigos para fazer algo divertido
• Tentei algo novo
• Focou em alcançar seus próprios objetivos pessoais
• Colocou a sua felicidade em primeiro lugar

As chances são de que você se perdeu lentamente para a maternidade. Isso não é necessariamente uma coisa terrível, mas pode ser triste – e isso contribui para o mergulho profundo no pensamento positivo e na felicidade geral que acontece quando a síndrome do ninho vazio se torna algo com o qual você precisa lidar.

Quando você viaja por conta própria, consegue se redescobrir. Por fim, você está sozinho com seus pensamentos, livre para explorar seus hobbies e pensar nos objetivos que tem na vida. Você pode ir a qualquer lugar que quiser, sem se preocupar em lidar com os filhos.

Você pode ficar acordado até a hora que quiser, assistir o que quiser e fazer compras, jantar e passear sem os gritos das crianças que o seguem aonde quer que você vá. Lembre-se, você não precisa ter um momento chique para ficar com você e aproveitar sua própria companhia.

Por mais cruciais que seus filhos sejam e por mais importantes que sejam em sua vida, você ainda é a única pessoa com quem nunca poderá se separar. Certifique-se de familiarizar-se.

4. SEUS FILHOS CRESCERÃO

Ninguém está descontando o fato de que seus filhos sentirão sua falta quando você sair de férias. Eles estão acostumados a você estar sempre por perto, então definitivamente sentirão sua ausência. Pode demorar um pouco para eles se acostumarem a não ter você por perto – mas, mesmo em pouco tempo, eles crescerão.

Para começar, seus filhos ganharão maturidade. Claro, seus filhos têm outra pessoa cuidando deles sempre que estão fora de casa (na creche ou na escola), mas aprendem muito no breve período em que você está ausente.

Você pode se surpreender ao voltar e descobrir que eles são mais inteligentes, calmos e muito mais adultos em geral! Por que isso acontece? A dinâmica de mudança significa que seus filhos precisam encontrar certas características enterradas dentro de si para se adaptarem.

Suas habilidades de liderança, paciência e tudo que aprenderam vêm à tona; e à medida que eles praticam durante todo o seu momento, eles ficam cada vez melhores. Quando você voltar para casa, eles terão crescido muito!

Isso não significa que seus filhos estão melhor sem você, não pense nisso! O que isso significa, porém, é que eles ficarão bem enquanto você estiver fora. Eles serão capazes de cuidar deles mesmos enquanto o seu parceiro ou outro pessoa os supervisiona.

Além disso, por mais egoísta que pareça, seus filhos terão mais apreço por você enquanto você estiver fora . Eles sentirão sua falta, perceberão o quanto você faz por eles e perceberão que você tem um impacto gigantesco na vida cotidiana deles.

Isso significa que eles serão um pouco mais fáceis de lidar quando você chegar em casa, pois verão suas responsabilidades e tarefas diárias com novos olhos.

5. VOCÊ TAMBÉM CRESCERÁ E VOLTARÁ MELHOR

Não são apenas os seus filhos que crescerão enquanto você estiver fora no seu momento. Você também vai crescer. Viajar sozinho dá a você a chance de expandir seus horizontes como indivíduo, e isso faz você avançar na vida.

Você terá a chance de ver, pensar e experimentar coisas novas e transformadoras. Aqui estão todas as maneiras positivas pelas quais a viagem pode afetá-la:

• Torna você mais criativa
• Permite transformar
• Educa você sobre outras culturas
• Ajuda você a se sentir satisfeita com a vida
• Melhora a saúde
• Torna você mais confiante
• Melhora o relaxamento e reduz o estresse
• Faz você se sentir feliz e estimula o pensamento positivo
• Reduz o risco de distúrbios de saúde mental
• Te faz mais forte
• Faz você se sentir mais humana
• Permite que você se concentre em suas estratégias de autocuidado

Por que isso não funciona quando você tira férias com toda a sua família? Bem, sua mente está focada na logística durante esse período. Você está fazendo hora extra para que tudo corra bem, manipulando várias tarefas ao mesmo tempo e concentrando-se mais em ser mãe do que ser viajante.

6. VOCÊ VOLTARÁ PARA CASA REVIGORADA

Quando finalmente chegar a hora de voltar para casa, você estará revigorada e pronta para enfrentar tudo. As coisas que os membros de sua família fazem e que estavam começando a parecer irritantes se tornarão agradáveis novamente. Você terá um visão maior e apreciará sua família ainda mais pelo que eles são.

Além disso, você sentirá tanto a falta dos seus filhos quando partir que ficará emocionada por voltar para casa. Você vai de esgotada a animada para voltar às tarefas maternas em um curto momento. Claro, voltar ao cenário das coisas pode ser um desafio a princípio, mas você estará bem descansada e pronta para enfrentar tudo.

Por: Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por: Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Reprodução

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS