Ninguém quer acreditar que poderia ser uma pessoa ruim, mas as pessoas falham. Passar pela vida dia a dia não é difícil o bastante; você também pode lidar com a ideia de que você pode ser secretamente mau.

Mas ser legal e torcer para todos o tempo todo pode ser muito cansativo. Às vezes, você pode até se encontrar torcendo para que outra pessoa falhe. E você pode até gostar.

Embora isso possa parecer algo que apenas uma pessoa malvada faria, esse não é o caso. Sentir alegria ao ver as pessoas falharem é algo que todos experimentam. Na verdade, pode ser explicado pela psicologia.

Com toda a franqueza, sentir alegria pelo infortúnio dos outros é tão comum que os alemães até têm uma palavra para isso: schadenfreude.

A sua vida já é difícil o suficiente. Você tem que lutar com unhas e dentes todos os dias para ganhar dinheiro para sustentar você e seus entes queridos. Mas, de alguma forma, sempre parece haver alguém mais brilhante, mais bem-sucedido, mais rico ou com mais oportunidades.

Então, normalmente, você se sente bem quando vê certas pessoas falharem. Mas isso não significa que você seja uma pessoa inerentemente má.

É melhor entender por que você se sente assim, em vez de se culpar por isso.

5 razões pelas quais algumas pessoas gostam de ver os outros falharem

1. Ver as pessoas falharem é auto afirmativo

Alguns estudos analisaram as reações humanas ao ver as pessoas falharem. Um dos mais conhecidos é o realizado na Universidade de Leiden, na Holanda. O pesquisador principal, Wilco W. van Dijk , diz que você só gosta do infortúnio dos outros se puder extrair algo de bom dele. Em outras palavras, é um tremendo impulso de autoafirmação.

No estudo, 70 estudantes de graduação leram duas entrevistas sobre um estudante de sucesso que estava prestes a conseguir um ótimo emprego. Em seguida, eles leem uma entrevista com o supervisor do aluno, detalhando como as notas do aluno começaram a cair. Os resultados descobriram que pessoas com baixa autoestima eram mais propensas a experimentar a ‘schadenfreude’.

Isso parece ser porque eles são mais ameaçados por pessoas que parecem estar se saindo melhor do que eles. Então, sempre que essas pessoas falham, isso permite que elas não se sintam mais inferiores. E também parece que, se você já é auto afirmado, é muito menos provável que sinta alegria quando os outros falham.

Existe uma ligação entre sentir-se inferior e ter baixa autoestima, e ficar feliz por ver os outros falharem. Mas não há prova de que isso de alguma forma o torne uma pessoa desagradável ou cruel.

2. É uma resposta biológica

O que a sociedade considera uma resposta normal ao ver os outros sofrerem é a compaixão. Mas essa não é a resposta padrão para a qual seu cérebro vai. Sem empatia, ninguém jamais se sentiria mal por alguém que falhou em alguma coisa.

A verdade é que algumas pessoas não estão programadas para serem empáticas e precisam fazer um esforço consciente para ativá-la.

E, especialmente quando você inveja alguém, você pode estar muito mais inclinado a torcer para que eles falhem. Como o cérebro humano está preparado para a autopreservação, ele constantemente tende a querer estar no topo.

Então, quando alguém é aparentemente melhor do que você, sua resposta biológica normal vai tentar subir a esse topo. ‘Schadenfreude” faz parte da vida cotidiana, assim como qualquer outra emoção.

Quando você vê seu rival errar tanto que pode custar a promoção que você também está procurando, pelo menos uma parte de você se sentirá bem. Quando você vê um grande colega de trabalho preguiçoso receber a punição que merece, você é obrigado a sorrir um pouco.

Algumas pessoas são mais individualistas e ficam felizes em ver que podem superar seus pares. E essa é uma resposta perfeitamente normal e natural, tão natural quanto ser compassivo.

3. Você sente que essas pessoas têm o que merecem

A vida pode ser muito injusta, especialmente para pessoas que não vêm de nenhum privilégio. Se seus pais não são ricos, é provável que você tenha que aprender duas vezes mais do que crianças ricas para ter as mesmas oportunidades.

Se você faz parte de uma minoria, terá que lutar com estereótipos e discriminação a vida toda. E o pior é que essas pessoas qualificadas tiram o máximo proveito de sua posição sem quaisquer consequências.

Claro, você sempre conhecerá pessoas que passarão à sua frente sem merecer. E é aí que sentir-se feliz por ver os outros falharem é o mais comum. Todo mundo tem aquele colega que parece ter a vida inteira conquistada sem trabalhar para isso. Ou aquela pessoa rude que, por algum motivo, é a mais famosa por aí.

Ou aquela pessoa que é a melhor amiga do chefe e é promovida o tempo todo. E então há você. Apenas uma pessoa comum que deve trabalhar e aceitar o fracasso na tranquilidade.

Então, é claro, não parece justo como a vida é fácil para os outros e como é difícil para você. E quando essas pessoas falham, finalmente parece que estão recebendo um pedaço do que merecem. Como se alguém cuidasse do retorno para você. E isso não faz de você a pessoa errada.

4. Ver as pessoas falharem é uma forma de desumanização

Antes que você fique todo irritado, a desumanização não é exatamente o que você pode pensar. Na pior das hipóteses, significa negar completamente que alguém é humano, assim como um carrasco faria.

Mas não é assim que os psicólogos a usam porque o termo é mais sutil. Os psicólogos mostram que a desumanização acontece em quase todos os aspectos das interações humanas.

As pessoas geralmente tendem a ver seus pares como mais humanos e olharão para grupos externos como menos humanos. E em alguns casos, a desumanização pode até ser aquela negação completa da humanidade.

Isso geralmente acontece porque é impossível se importar com todos. Se você não quer ser esmagado por todo o sofrimento do mundo, você tem que não se importar com um pouco disso.

Por exemplo, alguém que vive em estados ocidentais não pode se preocupar com as condições de trabalho dos países orientais o tempo todo, ou ficaria triste sempre. Até certo ponto, eles precisam desumanizar esses grupos externos para se protegerem. E ‘schadenfreude’ é apenas mais uma forma de desumanização .

Novamente, se você não entende o conceito, a palavra em si parece muito ruim. Mas isso significa apenas que as pessoas têm uma maneira de se proteger de serem afetadas por todas as coisas ruins ao seu redor. Então, às vezes você pode até ter um pouco de satisfação ao ver outras pessoas de fora do seu grupo falharem.

5. Mostra que você quer algo que os outros têm

Alcançar o que você quer é algo que é notoriamente mais fácil falar do que fazer. Todo mundo fala muito sobre como você deve seguir seus sonhos, mas ninguém lhe diz o quão difícil é o caminho.

E, quando você vê alguém vivendo seu sonho, pode doer muito. Então, quando essas pessoas falham, isso pode sinalizar que você quer o que elas têm. Que a razão pela qual você está feliz é que, se você não conseguiu, eles também não podem.

Pode parecer uma mentalidade que só uma pessoa má teria. Mas é muito comum, especialmente quando você não tem permissão para seguir esses sonhos. Quando você vê alguém vivendo a vida que você deseja, é normal sentir inveja. E inveja, é uma maneira rápida de ficar chateado ou até mesmo bravo com eles.

E parece que se você não pode fazer o que quer, ninguém deveria. Tudo isso acontece porque você está infeliz ou se sente preso. Mas, se você parar para levar em conta quando se sente ‘schadenfreude’, pode descobrir o que o desencadeia. Você pode até descobrir quais são seus sonhos e o que vale a pena perseguir.

Isso geralmente acontece quando você vê pessoas próximas a você tendo sucesso enquanto você está preso fazendo algo que detesta. E pode ser horrível ser feliz quando um amigo ou colega de trabalho falha. Mas não se martirize. Você não é uma má pessoa se é assim que se sente.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Viacheslav Yakobchuk no Adobe Stock

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?