Estamos vivendo um cenário real de estado de emergência devido a pandemia. Com o excesso de informação, que muitas vezes podem ser erradas para gerar histeria, o que temos como resultado é ansiedade, medo e pânico.

Esse é um sentimento compartilhado pela maioria da população mundial. O distanciamento social é uma das missões que temos a cumprir para correr contra o pior que possa vir a acontecer não só a nós, mas a todos que conhecemos – e o que não conhecemos.

Além de permanecer isolado, ficar sem nenhum tipo de estímulo positivo para a mente e para o corpo, pode trazer consequências sérias para a saúde.

Não podemos passar a maior parte do dia sentados. É preciso descarregar as emoções, o estresse, o medo e a ansiedade causada pela situação em que estamos vivendo atualmente.

E qual a melhor maneira de se fazer isso? SE EXERCITANDO! A atividade física beneficia não só o nossa saúde e constituição física como também favorece a saúde mental.

Segundo demostrou um estudo publicado na Sports Med em Auckland na Nova Zelândia, evolvendo 922 participantes, os exercícios físicos tem efeitos positivos no controle da ansiedade, reduzindo significativamente os seus sintomas, independente do gênero.

Melhorando os sintomas de ansiedade, melhoramos a capacidade de lidar com os fatores de estresse. Manter-se ativo também contribui para uma maior qualidade do sono, diminuindo aquela sensação de cansaço e baixa motivação.

Escolha uma atividade que lhe proporcione prazer em realizá-la, pois é importante sentir bem estar e relaxamento após o esforço físico. Se já está acostumado, continue os treinos que já está habituado, se for iniciante, comece devagar ou procure orientação de um profissional de educação física para melhor guiá-lo!

Há diversas modalidades para se inspirar e facilmente praticar em casa: desde dança, yoga, ao treino de força funcional; existem vários para experimentar e variar.

Vamos lutar contra essa crise pandêmica! Temos que fazer tudo o que pudermos para amenizar o estresse e a ansiedade em tempos tão difíceis.

Imagem de Capa: Matheus Ferrero no Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS