Há uma maneira de garantir que você acorde todos os dias se sentindo calmo, alegre e feliz, e é ao adotar uma atitude de gratidão.

Quando você cria um hábito consciente de expressar apreço por sua vida, o Universo escuta e responde com mais amor. Deixe-me esclarecer… isso não significa que você é uma pessoa ruim se não conseguir ver o que é bom em um dia ruim.

A vida está longe de ser perfeita. Às vezes acontecem coisas que nos fazem reagir negativamente. Ter uma festa de piedade está bem de vez em quando. No entanto, isso não traz nada de bom para o seu bem-estar mental e emocional.

Uma atitude de gratidão obriga você a sair dos seus problemas e olhar para a foto maior. Por sua vez, você estará mais apto a avançar quando ocorrerem desafios na vida.

O que é uma atitude de gratidão?

Uma atitude de gratidão significa que você opera a partir de um local de abundância, em vez de um local de escassez e medo. Cada um de nós sempre tem a escolha do que focaremos.

As pessoas agradecidas agradecem por tudo em sua vida, mesmo nos dias em que parece que nada está dando certo.

Para transformar uma atitude de gratidão em um hábito sustentável, sua base para sentimentos de gratidão deve ser independente de suas circunstâncias.

Portanto, mesmo nos dias em que parece que nada está dando certo, você precisa encontrar o forro de prata e agradecer pelo que está funcionando.
Como diz Melody Beattie,

“A gratidão desbloqueia a plenitude da vida. Transforma o que temos em suficiente e mais. Transforma negação em aceitação, caos em ordem e confusão em clareza. ”

Por que a gratidão é importante?

Todos sabemos o quanto é importante ter uma atitude positiva. Somos ensinados a olhar o mundo como um copo meio cheio, em vez de meio copo vazio. Há boas razões para adotar essa mentalidade.

Estudos mostram que se você expressa gratidão, aumenta sua felicidade em 25%. Quando você toma um momento para agradecer pelo que tem, em vez de refletir sobre o que não tem, isso o enche.

 

Se a gratidão é tão boa para sua saúde mental e emocional, por que tantas pessoas lutam para praticá-la? Como seres humanos, estamos programados para insistir ou nos fixarmos no mal.

Os psicólogos descobriram que eventos negativos têm um impacto maior em nossos cérebros do que eventos positivos, chamados de viés negativo.
Como resultado, muitas pessoas tendem a se afastar mais da gratidão, que é um precursor essencial da felicidade. Como diz Lewis Howes,

“Se você se concentrar no que tem, sempre terá mais. Se você se concentrar no que não tem, nunca terá o suficiente.”

4 maneiras simples de desenvolver a prática de gratidão

Vejamos quatro maneiras simples de desenvolver uma atitude de gratidão.

1. Mantenha um diário de gratidão

Se alguém lhe perguntasse agora pelo que você é grato, você seria capaz de responder sem pensar demais?

 

Muitas vezes experimentamos coisas pelas quais devemos ser gratos, apenas para esquecê-las no dia seguinte. É por isso que escrever é uma boa ideia para agradecer. Ao fazer isso, você está reescrevendo seu cérebro para se concentrar no bem.

O diário de gratidão é o hábito de registrar e refletir sobre coisas (geralmente três) pelas quais você é grato regularmente.

Quando se trata de praticar gratidão, a consistência é fundamental. Entre na rotina de escrever diariamente em seu diário, de preferência de manhã. Esta é uma ótima maneira de começar o dia com um coração agradecido.

2. Expresse sua gratidão

Depois de desenvolver uma atitude de gratidão, você fica livre para compartilhar esse amor com os outros. Com que frequência você dedica um tempo para dizer às pessoas em sua vida o quanto elas significam para você?

Pesquisas mostram que nos dias em que os indivíduos se esforçam para expressar sua gratidão, eles experimentam emoções mais positivas e têm maior probabilidade de relatar a ajuda de alguém e de se sentirem conectados com os outros.

Pense nas pessoas da sua vida que causaram um impacto positivo em você. Estenda a mão e diga a eles o quanto você os aprecia. Existem muitas maneiras de expressar sua gratidão.

Comece a escrever notas de agradecimento a qualquer pessoa que o tenha ajudado ao longo de sua jornada, faça elogios significativos e celebre as alegrias dos outros como se fossem suas também. Agora, mais do que nunca, precisamos elevar e inspirar um ao outro.

3. Celebre as pequenas coisas

Estamos condicionados a focar e celebrar nossas grandes conquistas, em vez de nossas pequenas vitórias. No entanto, se você deixar de ignorar as pequenas coisas e continuar correndo de uma coisa para outra, ficará desmotivado rapidamente.

 

Quem você se torna não é determinado pelo objetivo final. Pelo contrário, é determinado pela pessoa que você se torna ao longo de sua jornada para o sucesso.

Quando você celebra as pequenas coisas, o que você está fazendo é celebrar seus hábitos.

Tire um tempo para fazer uma pausa, desacelerar e saborear as pequenas coisas. Em vez de ficar obcecado com o futuro ou insistir no passado, esteja mais consciente do momento presente. É tudo que você tem. Aprecie.

4. Medite na gratidão

A meditação é uma prática poderosa na autoconsciência. O objetivo não é silenciar seus pensamentos. Pelo contrário, é se tornar um observador ativo deles. O processo de meditação é sobre permitir que a mente trabalhe e aceite-a como é.

Eu sempre lutei com meditação. Ficar em silêncio por longos períodos de tempo não é minha praia. No entanto, quando comecei a combinar meditação com gratidão, o jogo mudou.

Comecei o processo de transformação do meu mundo interior e exterior. Hoje, a meditação agora se tornou um ritual inegociável em minha vida.

Através da meditação, podemos construir áreas do nosso cérebro e religá-lo para aprimorar traços positivos, como foco e tomada de decisão, e diminuir os menos positivos, como medo e estresse.

 

Quando você domina a mente, você domina suas emoções. De repente, tudo na sua vida flui com mais facilidade. Você se torna menos reativo e é mais capaz de lidar com os desafios da vida com graça.

A beleza de uma meditação de gratidão é que você pode praticá-la em qualquer lugar. Tire alguns minutos de sua agenda lotada todos os dias para refletir sobre as coisas e as pessoas pelas quais você é grato.
Assista seu humor mudar instantaneamente. É poderoso.

Pensamentos finais

Nunca é tarde para começar a cultivar uma atitude de gratidão.
Pelo que você é grato? Agradeça pelo que quer que seja todos os dias. A vida é Bela. Aproveite o tempo para parar e apreciá-lo. A gratidão tem o poder de transformar toda a sua vida.

Por Lifehack

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS