Todo mundo conhece um abençoado que come de tudo e nunca engorda. E ao contrário desse “sortudo” também conhecemos alguém que não come tanto, mas ganha peso facilmente.

Mesmo com um consumo constante de alimentos com alto teor calórico, além de ter estilo de vida sedentário, ainda assim, algumas pessoas parecem conseguir comer à vontade tudo o que gostam e permanecem magras, deixando à todos completamente perplexos!

Uma pesquisa quis desvendar o mistério de por que algumas pessoas comem tanto e nunca engordam, enquanto outros comem as mesmas coisas e engordam com muita facilidade.

Uma equipe liderada pelo Professor Sadaf Farooqi do Wellcome-MRC Instituto de Ciência Metabólica da Universidade de Cambridge investigou como e por que para algumas pessoas é mais fácil ficar magro do que para outros.

Na investigação, a equipe do professor Farooqi comparou o DNA de cerca de 14.000 pessoas – 1.622 voluntários magros, 1.985 obesos graves e outros 10.433 controles de peso normal.

Os pesquisadores encontraram diferentes variantes genéticas, já identificadas, que desempenham um importanter papel na obesidade. Além disso, eles descobriram novas regiões genéticas envolvidas na obesidade grave e algumas envolvidas na magreza saudável.

Para entender o impacto desses genes no peso de um indivíduo, foi calculado uma pontuação de risco genético.

Descobriu-se que pessoas obesas têm uma pontuação de risco genético maior do que pessoas com peso normal, o que contribui para o risco de excesso de peso. Já as pessoas magras tinham uma pontuação de risco genético muito menor, ou seja, elas tinham menos variantes genéticas que aumentam as chances de estar acima do peso.

“Esta pesquisa mostra pela primeira vez que pessoas magras saudáveis geralmente são magras porque têm uma carga menor de genes que aumentam as chances de uma pessoa estar acima do peso e não porque são moralmente superiores, como algumas pessoas gostam de sugerir”, diz o professor Farooqi.

“É fácil julgar e criticar as pessoas por seu peso, mas a ciência mostra que as coisas são muito mais complexas. Temos muito menos controle sobre nosso peso do que gostaríamos de pensar.” – comentou Farooqi.

As pessoas podem ser magras por diversos motivos, pois o estilo de vida tem uma influência muito forte. Há ainda as pessoas que simplesmente não se interessam por comida, enquanto outras podem comer o que gostam, mas nunca engordam e agora explicado: devido a genética.

Mesmo que tenha “bons genes” mantenha sempre uma alimentação saudável e mantenha seu corpo ativo, pois independente de ganhar peso com facilidade ou não, é importante ter um estilo de vida que faça bem ao seu corpo e a sua mente.

Imagem de Capa: racool-studio no freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS