Como você pode saber se alguém em sua vida é tóxico?

Nem sempre é fácil saber se alguém em sua vida é tóxico. A razão para isso é que as pessoas tóxicas geralmente são manipuladoras e mentirosas; portanto, eles sabem como enganá-la e como fazê-la pensar que são boas pessoas.

 

É importante observar que a palavra tóxico pode abranger muitas coisas, qualidades e tipos de pessoas diferentes. Como um todo, entretanto, aqueles que são tóxicos tendem a drenar sua energia e felicidade.

Indo mais longe, mentirosos, manipuladores, reclamantes e pessoas abusivas são todos tóxicas, pois têm um impacto negativo em sua vida.

O que você deve fazer se souber que alguém é tóxico?

Embora muitos afirmem que as pessoas tóxicas deveriam ser eliminadas de nossas vidas, na realidade, não é tão simples. Ou seja, na maioria das vezes, a pessoa tóxica é um amigo próximo, um membro da família ou um parceiro romântico.

Cuidar e amar as pessoas que são prejudiciais ao nosso bem-estar pode ser extremamente difícil, pois nunca podemos imaginar cortar os laços com elas. No entanto, às vezes eles não nos deixam outra escolha.

 

Se você tem certeza de que alguém em sua vida é tóxico e não consegue nem imaginar cortá-lo, converse com ele. É importante que você possa se sentar e falar abertamente. Tente compartilhar seus sentimentos e explicar como eles o magoaram.

Seja específico ao falar sobre as palavras que eles dizem ou as coisas que fazem e como afetam você. Às vezes, os amigos e familiares que o magoaram não sabem que o fazem. Se for esse o caso, eles se desculparão e estarão dispostos a mudar.

No entanto, na maioria das vezes, eles negarão ter feito mal a você e se farão parecer as vítimas.

Em um mundo ideal, toda pessoa tóxica não teria consciência de seu comportamento e estaria disposta a mudar ao descobrir que suas palavras e ações são prejudiciais. Infelizmente, esse não é o caso.

 

Se você tentou explicar como as palavras e ações deles o magoaram e eles se recusaram a reconhecer a dor que lhe causaram, você precisa agir. Estabeleça limites e deixe claro que, se eles os cruzarem mais uma vez, você não terá outra escolha a não ser partir.

Mais importante, desconfie do fato de que mentirosos e manipuladores podem prometer mudar sem ter a intenção de fazê-lo. Se você não tomar cuidado, poderá se machucar ainda mais profundamente do que antes.

Pessoas tóxicas não querem te amar, elas querem te usar

Embora seja verdade que pessoas tóxicas podem amá-lo, isso não significa que elas tenham os melhores interesses no coração. Pessoas tóxicas brincam com suas emoções e usam você a seu favor.

Eles sabem que você tem um coração bom, é generoso e está disposto a dar todo o amor que puder.

Além disso, eles sabem que, por causa dessas qualidades, é provável que você esteja ao lado deles quando fingem ser uma vítima e os perdoe quando se desculparem.

 

Sabendo disso, eles costumam dar desculpas falsas e fazer promessas vazias. Vez após vez, você ficará desapontado com as ações deles e com a maneira como eles o machucam.

Infelizmente, só depois de meses ou anos de tormento é que você entenderá que uma pessoa tóxica nunca muda. Mais importante, você verá que eles nunca tiveram qualquer intenção de mudar em primeiro lugar.

Essa compreensão será dolorosa, mas também o libertará. Você merece alguém que vai te amar e cuidar de você. No final das contas, todos merecem se sentir felizes e amados pelas pessoas que os cercam.

Por I Heart Intelligence

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Netflix

 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS