Para muitos de nós, o difícil mesmo é não gostar de café. Seja ele pretinho, puro, ou com leite quente, ou se for aquele leite vaporizado de cafeteria, hum… melhor ainda! Gostamos dele mais tradicional como também garantimos ficar muito saboroso quando acrescentamos caramelo, chocolate ou canela.

Mas, tomar café sem o açúcar é muito complicado, ou com qualquer outra coisa que o acompanhe que lhe dê um sabor doce e acolhedor. Café é muito amargo. Mas existem pessoas que gostam de café sem açúcar. E mais outros sabores amargados como o do chocolate amargo e água tônica.

E todos nós podemos ter essa pessoa estranha como amigo, ou até mesmo um familiar. Porque para quem não gosta de café sem açúcar, isso é pra lá de estranho. E tenha muito cuidado com essas pessoas que você convive, porque, de acordo com um estudo da Universidade de Inssbruck, na Áustria, quem gosta e prefere café sem açúcar e sabores amargos, tendem a ser mais más.

O estudo foi realizado com homens e mulheres com idade entre 35 e 65 anos, investigando suas preferências em sabores, sendo o doce, salgado, amargo ou ácido. A partir desses dados, compararam com a análise de personalidade relativa aos níveis de agressividade que poderiam apresentar.

O resultado desse estudo indicou que aqueles que gostavam de sabores amargos tendem a apresentar características de psicopatia, narcisismo, sadismo e maquiavelismo. E, quem preferia o sabor mais adocicado, era mais amigável.

Continuando a investigação, concluiu-se que as pessoas fazem uma associação entre o gosto amargo e “algo perigoso” e encontram satisfação em consumir algo com essa carga perigosa.

Agora vou prestar mais atenção em como meus amigos, familiares e até estranhos costumam tomar seu café! Entretanto, para o nosso alívio e segurança, deve ficar claro que simplesmente o fato de alguém gostar de café sem açúcar não significa que ela seja uma pessoa má, pois as preferências de sabor não define a personalidade de ninguém. Ainda bem.

Imagem de Capa: Candice Picard de Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS