Uma equipe de pesquisadores do Laboratório Jeffrey Millman, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, nos EUA, descobriu uma técnica que posssivelmente poderá ser a cura do diabetes tipo 1.

Nesse estudo, publicado na revista on-line Nature Biotechnology, os investigadores conseguiram produzir células beta secretoras de insulina a partir de células-tronco humanas. As células modificadas foram aplicadas em ratos em laboratório e foram capazes de curar rapidamente o diabetes nesses animais.

“Esses ratos tinham diabetes muito grave com leituras de açúcar no sangue de mais de 500 miligramas por decilitro de sangue – níveis que podem ser fatais para uma pessoa – e quando demos aos ratos as células secretoras de insulina, em duas semanas seus níveis de glicose no sangue voltaram ao normal e permaneceram assim por muitos meses”, disse o investigador principal Jeffrey R. Millman, PhD, professor assistente de medicina e engenharia biomédica da Universidade de Washington.

betacells - Pesquisadores conseguem curar Diabetes em ratos através de células-tronco humanas
Células beta secretoras de insulina produzidas a partir de células-tronco humanas, vistas por microscópio.

Esses mesmos pesquisadores, há alguns anos, já tentaram outras estratégias mas sem resultados efetivos. Entretanto, nesse novo método que eles desenvolveram, conseguiram converter células-tronco humanas de maneira mais eficiente em células produtoras de insulina, resultando no controle de açúcar no sangue.

Com essa nova técnica descoberta, a equipe de Millman conseguiu produzir muito mais células beta e que apresentavam um melhor funcionamento. Os ratos utilizados na pesquisa permaneceram curados do diabetes por mais de um ano.

Porém, a pesquisa continua em processo, pois ainda é necessário testar as células por um período maior e com animais maiores, até que realmente possa ser usada para tratar milhões de pessoas que atualmente precisam de injeções de insulina para controlar seu níveis de glicose no sangue.

Imagem de Capa: Jeffrey Millman Laboratory

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS