Era apenas mais um dia de pesca como outro qualquer para o pescador tailandês Narong Phetcharaj. Quando ele viu uma enorme, e nunca vista, massa cinzenta flutuando na água, nem sabia que aquele era seu dia de sorte.

 

O bloco que ele encontrou boiando era vômito de baleia, já endurecido.

Isso pode parecer uma coisa muito nojenta para se encontrar no mar, mas é só para quem não sabe o quanto vale um “achado” como esse.

Para se ter uma ideia, o nome científico do vômito da baleia é âmbar gris, também conhecido como “ouro flutuante” porque na realidade vale mesmo uma fortuna.
O preço do “ouro flutuante” é cerca de 30 mil euros o quilo – ou 192 mil Reais.

Ao se deparar com a massa, Narong, a levou para o continente e entrou em contato com os especialistas da Universidade Príncipe de Songkla, para confirmar se era realmente âmbar gris. O vômito de baleia encontrado por Narong pesava cerca de 30 quilos, ou seja, sua pesca pode valer mais de um milhão de euros – ou mais de 6 milhões de Reais.

 

“Pretendo vendê-lo porque já recebi um certificado que prova que é real e se conseguir um bom preço, eu vou se aposentar do meu trabalho de pescador e organizar uma festa para todos.”, disse o sortudo pescador.

O âmbar cinzento é uma substância produzida pelos intestinos das baleias. Nada mais é do que uma massa não digerida combinada com uma substância de consistência cerosa, secretada pelo organismo desses cetáceos para proteger a superfície interna da irritação causada pela passagem de matéria indigesta.

O âmbar cinzento cresce como um enorme balão no estômago das baleias e ocasionalmente é regurgitado e levado até a costa pelas correntes.

pesca milagrosa vomito de baleia encontrado no mar da tailandia vale uma fortuna - Pesca milagrosa: vômito de baleia encontrado no mar da Tailândia vale uma fortuna
Reprodução

 

Mas por que é tão valioso? O vômito de baleia é capaz de fixar e intensificar fragrâncias, por isso é utilizado na indústria de perfumaria. Incrível, não?

Fonte: The National News

Imagem de Capa: Reprodução

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?