É só buscar na internet que encontraremos centenas de opções de dietas da moda, programas e golpes que prometem perda de peso rápida e fácil.

Claro que cada caso é um caso, entretanto, a base para um emagrecimento bem-sucedido continua sendo mudar para uma alimentação saudável com controle de calorias combinado com a prática de atividade física.

 

Parece repetitivo mas isso é o básico. Mas, para uma perda de peso realmente eficaz a longo prazo, você deve fazer mudanças permanentes no seu estilo de vida.

Mas como fazer essas mudanças serem permanentes?

Leia a seguir estas seis estratégias para o sucesso na perda de peso.

1. Certifique-se de que você está pronto

O processo de emagrecimento não é de um dia para o outro e exige tempo e esforço – um compromisso de longo prazo. Por isso, certifique-se de que está pronto para fazer mudanças permanentes nos hábitos alimentares e de atividade física. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

• Estou motivado para perder peso?

• Estou muito distraído por outras pressões?

• Eu uso a comida como um meio de lidar com o estresse?

• Estou pronto para aprender ou usar outras estratégias para lidar com o estresse?

• Preciso de outro apoio – de amigos ou profissionais?

• Estou disposto a mudar meus hábitos alimentares?

• Estou disposto a mudar hábitos de atividade?

Quando realmente estiver pronto, será mais fácil definir metas, manter o compromisso e mudar hábitos.

2. Tenha um compromisso com você mesmo

Ninguém mais pode fazer você perder peso. Não é suficiente comer alimentos saudáveis e fazer exercícios por apenas algumas semanas ou até meses se você quer manter o seu peso e sua vida saudáveis. Esses hábitos devem se tornar um estilo de vida.

 

Liste seus desafios pessoais, tente elaborar uma estratégia para mudar gradualmente os hábitos e atitudes que sabotaram seus esforços anteriores. Reconheça suas dificuldades e se comprometa com você mesmo. Uma pequena alteração na rotina – e o compromisso em cumpri-la – pode fazer com que você já perceba mudanças significativas.

3. Não tenha pressa

Não tenha pressa, mas tenha toda a energia centrada em mudar para melhor. Para ganhar vários quilos também não foi rápido, o processo inverso não deve ser apressado para ser eficaz.

Não ter pressa é a chave do sucesso na perda de peso.

4. Desembale menos e descasque mais!

Planejar e cozinhar suas refeições pode mudar sua vida. Pode ser difícil administrar os horários de preparo e organizar suas refeições nas primeiras semanas, mas a verdade é que planejá-las e prepará-las em casa é meio caminho andado para não cometer excessos.

 

Desfrute da alimentação saudável reduzindo a ingestão de calorias. Uma maneira de conseguir isso é comendo alimentos de verdade – frutas, verduras, legumes, grãos inteiros, gorduras saudáveis e proteínas de qualidade. Esforce-se para ter variedade para ajudá-lo a atingir seus objetivos sem abrir mão do sabor ou da nutrição.

5. Deixe de BEBER calorias desnecessárias

E o que é que isso quer dizer? Cuidado com sucos de caixinha, garrafinha ou saquinho, refrigerantes, bebidas alcoólicas, não invista em nada de líquido além de água. O resultado: menos açúcar, menos calorias.

Estudam indicam que as pessoas que deixam de beber bebidas açucaradas podem perder em média 10% da gordura visceral.

6. Seja ativo, mantenha-se ativo

Você pode perder peso sem fazer exercícios, mas a atividade física regular associada à restrição calórica pode ajudá-lo muito mais a emagrecer. O exercício ajuda a queimar o excesso de calorias que você não consegue eliminar apenas com a dieta.

 

E qualquer movimento extra ajuda a queimar calorias. Aumente sua atividade física ao longo do dia indo trabalhar à pé ou subindo e descendo escadas em vez de usar o elevador.

Os exercícios oferecem inúmeros benefícios à saúde, incluindo melhorar o humor, fortalecer o sistema cardiovascular e reduzir a pressão arterial.

Mantenha-se ativo pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana.

7. Estratégia extra

Você provavelmente encontrará um grande obstáculo. Mas em vez de desistir totalmente, simplesmente comece do zero no dia seguinte. Lembre-se sempre de que você está planejando mudar sua vida definitivamente. Não vai acontecer de uma vez. Se precisar, recomece e retome o estilo de vida saudável e os resultados valerão a pena.

Imagem de Capa: Racool_studio no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS