Apesar de estar bastante ligado à matemática, essa pergunta de raciocínio lógico é muito mais que um conjunto de números. Ela mostra a forma e a rapidez de alguém pensar e chegar à conclusão de um problema.

 

Leia a pergunta de matemática a seguir e pense rápido na resposta. Confira a explicação da resposta no final.

Minha avó tem 5 filhos. Cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho?

pense rapido meu avo tem 5 filhos cada filho tem 3 filhos quantos primos eu tenho - PENSE RÁPIDO: Minha avó tem 5 filhos. Cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho?

Resposta correta: Tenho 12 primos (4.3 = 12), porque um dos filhos da minha avó é o meu pai, que tem 3 filhos (eu e meus 2 irmãos).

Os enigmas de matemática podem contribuir muito no desenvolvimento e exercício do raciocínio lógico, independente da idade.

 

Quando ainda estamos na escola, para muitos coisas que aprendemos na disciplina de matemática nos perguntamos: “Para quê vou usar isso na minha vida?”, mas , talvez você não tenha se dado conta, mas todos nós precisamos bastante dela no dia a dia.

Quer um exemplo bem simples? É a partir de um raciocínio lógico que decidimos sobre a ordem de guardar objetos dentro de um armário, seja no trabalho ou em casa. Por meio dele, tomamos várias decisões importantes — que podem interferir na praticidade em nossa vida.

Como aprimorar essa habilidade?

Você já deve ter percebido que o raciocínio lógico não é apenas o nome de uma matéria do vestibular ou disciplina que complementa a grade curricular da escola.

 

É, também, uma habilidade. A matemática usa esse termo para definir alguns tipos de problemas em que o uso da lógica ajuda a resolvê-los. Esses tipo de raciocínio é utilizado em vários aspectos da nossa vida: desde decidir qual o melhor caminho para chegar mais rápido à um determinado local, até a descoberta de um agente da FBI de quem é o autor de um crime.

O raciocínio lógico é uma das capacidades mais requisitadas para o mercado de trabalho atualmente. Desta forma, é importante treinar e assim, adquirir mais habilidades para a matemática e problemas da sua vida pessoal e profissional.

Fonte: Realidade Simulada

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS