Mesmo com a modernização da sociedade, a discriminação em razão da cor da pele e o racismo continua a ser um problema muito presente na população.

Um caso foi revelado por Ena Miller, uma mulher negra que contou sua história em um artigo da BBC. Segundo Ena, desde que deu à luz a sua filha Bonnie, ela tem passado por inúmeras situações discriminatórias.

 

“Desde o dia em que ele nasceu, meu bebê foi julgado pela cor de sua pele”, contou Ena Miller, onde sofreu discriminação desde as enfermeiras do hospital até para estranhos na rua.

Sua filha nasceu com uma cor de pele mais clara que a mãe, e segundo Ena, ela sente que muitos questionam sua maternidade.

pare de me perguntar se ela e minha filha porque eu sou negra e ela e branca diz mae devido ao racismo - "Pare de me perguntar se ela é minha filha porque eu sou negra e ela é branca": diz mãe devido ao racismo
Imagem de BBC – Ena Miller

A primeira vez foi ainda no hospital, quando uma enfermeira perguntou o que ela queria para o café da manhã. “Antes que eu pudesse responder, ele perguntou: ‘Esse é o seu bebê?’. Eu esperava que a próxima coisa que ela diria seria um elogio: ‘Ele é adorável!’ ou ‘Suas bochechas são tão rechonchudas!’. Em vez disso, ela repetiu: ‘Esse é realmente o seu bebê?'”, contou.

 

Ena disse que ouvia uma série de comentários de estranhos todos os dias. “Gente que não me conhecia se sentia à vontade para perguntar se eu era mãe da Bonnie ou comentar sobre a cor da sua pele (…) Parem de me perguntar se minha bebê é minha só porque eu sou negra e ela é branca”.

Ela explicou que o pai é branco, então Bonnie é mestiça, algo que as pessoas não entendiam muito bem e que constantemente perguntavam a ela.

pare de me perguntar se ela e minha filha porque eu sou negra e ela e branca diz mae devido ao racismo 2 - "Pare de me perguntar se ela é minha filha porque eu sou negra e ela é branca": diz mãe devido ao racismo
Imagem de BBC – Ena Miller

Além disso, ao publicar uma foto da sua filha recém-nascida nas redes sociais, ela recebeu comentários também com teor preconceituoso ou questionador.

 

Mas não parou por aí… “Cinco semanas depois de deixarmos o hospital, uma bela caminhada se tornou desagradável. Um homem apareceu gritando agressivamente: ‘Por que seu bebê é tão branco?’ Ele nos cercou muito furioso”, disse Ena.

pare de me perguntar se ela e minha filha porque eu sou negra e ela e branca diz mae devido ao racismo 3 - "Pare de me perguntar se ela é minha filha porque eu sou negra e ela é branca": diz mãe devido ao racismo
Imagem de BBC – Ena Miller

Algumas famílias passam por situações semelhantes ao de Ena constantemente e lutam por muitos anos para não serem discriminadas, e se unem para compartilhar seus testemunhos e juntos enfrentar o racismo.

Imagem de Capa: BBC – Ena Miller

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS