As esponjas são frequentemente usadas para lavar e limpar panelas, pratos, copos, etc., mas também são usadas para limpar superfícies de cozinha, como pias, geladeiras e fogões, e demonstraram abrigar um grande número de bactérias, por vezes também causadoras de doença.

As esponjas eram os utensílios de limpeza de louça preferidos para a maioria dos países. Os consumidores possuem o costume de trocá-la em tempos mais ou menos planejados, mas também pelas condições em que elas estão: parecer suja, com mal cheiro ou viscosa, e ocorrências de uso, como limpar grades de carne, podem ser motivo para substituição.

Alguns países já utilizam mais as escovas na cozinha, meramente por costume local.

Em um estudo publicado no International Journal of Food Microbiology realizado no Reino Unido, foi pesquisado o uso de esponjas e escovas entre 9.966 consumidores europeus em dez países diferentes, e o crescimento e a sobrevivência de bactérias foram examinados em experimentos de laboratório, para se descobrir qual é a melhor opção.

Nas avaliações dos produtos, a absorção de água e a secagem variaram consideravelmente, porém entre diferentes tipos de esponjas e escovas, as escovas secaram mais rapidamente.

A bactéria Campylobacter sobreviveu um dia em todas as esponjas e a Salmonella mais de sete dias em dois dos três tipos de esponjas. Na esponja que secou mais lentamente, a Salmonella cresceu no primeiro dia e sempre foi encontrada em níveis mais elevados do que nas demais esponjas.

Embora as esponjas sejam usadas para remover sujeira de alimentos e reduzir o número de bactérias, também podem transferir bactérias para superfícies e vice-versa. Desta forma, as esponjas têm o potencial de atuar como um “criadouro” e espalhador bactérias.

Já nas escovas, todos os tipos de bactérias morreram com o tempo.

É muito mais higiênico usar escovas em vez de esponjas para lavar a louça. As escovas secam mais rápido e há menor risco de crescimento bactérias. Como possuem cabo, as mãos não ficarão em contato com a água permitindo temperaturas mais elevadas e assim melhor efeito de limpeza.

As escovas são mais higiênicas que as esponjas e seu uso deve ser incentivado!

Use papel descartável para derramamentos de carnes cruas, mas se usar esponjas ou escovas nessa situação, elas devem ser limpas ou substituídas imediatamente. A limpeza pode ser feita com cloro, na máquina de lavar louça ou com água fervente.

Imagem de Capa: Karlyukav no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS