Na oração do Angelus deste domingo (29/12/2019) realizada na praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco pediu aos fiéis que retomem a comunicação em família: entre os pais, os pais com os filhos, com os avós e entre os irmãos.

No dia em que a Igreja celebra a Sagrada Família, referiu-se principalmente de as pessoas conversarem durante as refeições, pois é um momento que não é só para comer, mas também de convivência, diálogo e união familiar. Falou sobre o afastamento que isso causa às relações familiares, citou o exemplo que foi a Família de Nazaré, Maria, José e Jesus. “Eles rezavam, trabalhavam, se comunicavam”.

E então, disse o Papa: “Tu, em tua família, sabes te comunicar, ou és como aqueles jovens na mesa, cada um com o telefone celular, [que] estão [trocando mensagens] em chats? Naquela mesa parece um silêncio, como se estivessem na Missa … Mas não se comunicam. Devemos retomar a comunicação em família: os pais, os pais com os filhos, com os avós, mas comunicar-se, com os irmãos, entre eles… Esta é uma tarefa a ser feita hoje, precisamente no dia da Sagrada Família.”

Ainda fez votos para que todos tenham um final de ano sereno, e que terminem o ano em paz, paz de coração e com comunicação em família. Não é a primeira vez que o pontífice critica e alerta sobre o uso excessivo de tecnologias.

papa francisco pede conversem durante as refeicoes e deixem os celulares 1 scaled - Papa Francisco pede: conversem durante as refeições e deixem os celulares
Imagem de Vatican News

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS