Eu amo essa foto. Dois homens juntos em silêncio, totalmente tranquilos esperando a birra da menina passar. Os dois homens são o pai e o avô da pequena de dois anos, a quem foi dado por deitar no chão e fazer birra em pleno shopping.

Nenhum dos dois homens perde a paciência, chateia ou grita com ela. Eles só esperam tranquilamente. Não lhe estão a dar o que ela quer, simplesmente estão a deixar expressar as suas emoções, neste caso a sua raiva ao não conseguir o que ela quer. Ninguém se sente envergonhado com o show que a pequena está dando.

 

As próprias palavras do pai ao postar esta foto explicam tudo:

“Este post é sobre uma coisa e apenas uma coisa. Fique confortável no desconfortável Não existem pais perfeitos, mas uma coisa que meu pai me ensinou foi a não ser pai dependendo do que os outros pensam. Meu pai sempre me deixava sentir o que eu precisava sentir, mesmo que fosse em público e embaraçoso. Não me lembro dele alguma vez me dizer: ‘Você está me envergonhando!’ ou ‘Não chore!’ Não foi até que recentemente percebi como isso era fundamental para o meu próprio desenvolvimento emocional. Nossos filhos estão aprendendo e processando muitas informações e não sabem o que fazer com todos esses novos sentimentos que surgem.”

“Tento me lembrar de ter certeza de que minha filha sabe que está tudo bem em sentir profundamente. Não é constrangedor para mim quando ela faz birra no supermercado ou grita em um avião. Eu sou o pai dela… não o seu. Não tenhamos vergonha de nossos filhos. Não reflete em você. Na verdade… provavelmente deveríamos ser um pouco mais gentis e pacientes conosco também. Se expormos tudo o que estávamos sentindo e nos permitíssemos ter acessos de raiva e chorar quando sentíamos necessidade, talvez também nos permitíssemos sentir mais alegria e felicidade.”

 

Aprendamos a nos sentir confortável no desconfortável. Aprendamos a lidar com as birras dos nossos filhos com paciência e tranquilidade. Crianças são crianças uma vez na vida.

Imagem de Capa: Justin Baldoni

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS