Envelhecer tem diversos desafios. Você corre mais risco de contrair doenças. Você pode não ter um pensamento positivo sobre como sua aparência muda. E seu corpo precisa de refeições escolhidas com mais cuidado para continuar a funcionar de forma saudável.

Para as mulheres, o desafio adicional da menopausa e outros riscos podem ser um pouco opressores.

Com a idade, escolher alimentos de forma inteligente pode ajudar a reduzir os riscos de muitas complicações em seus anos que virão.

Bons alimentos vão mantê-la saudável e garantir que você esteja se sentindo bem por mais décadas! Veja a seguir 5 dos melhores alimentos para mulheres com mais de 40 anos.

1. BRÓCOLIS

O brócolis é um vegetal crucífero verde, muitas crianças o citam como o “vegetal menos favorito”. Felizmente, eles provavelmente estarão seguros evitando o veggie até atingirem uma certa idade. Mas para quem cresce e se torna mulher, aos 40 anos, aquele brócolis pode ser muito útil!

O brócolis contém todos os tipos de minerais e vitaminas que proporcionam vários benefícios ao corpo. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais ele pode ajudar:

· REDUZ O COLESTEROL RUIM

Vários estudos indicam que o brócolis é capaz de reduzir o colesterol ruim, ou LDL, ao mesmo tempo em que equilibra e reduz os níveis de triglicerídeos. Também é conhecido por ajudar a aumentar os níveis do bom colesterol ou HDL.

Isso pode ajudar a saúde cardíaca e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Isso pode ser uma preocupação para pessoas com 40 anos ou mais.

· PROMOVE A SAÚDE ÓSSEA E ARTICULAR

À medida que uma pessoa envelhece, é mais provável que desenvolva problemas nas articulações ou nos ossos. O brócolis pode ajudar a conter alguns desses efeitos, pois fornece cálcio e vitamina K. Esses dois componentes são vitais para a saúde e a força dos ossos.

Mas isso não é tudo! Zinco, fósforo, vitamina A e vitamina C também estão amplamente presentes no brócolis, e esses ingredientes podem ajudar a fortalecer os ossos enquanto previnem a osteoartrite.

· RETARDA O DECLÍNIO MENTAL

O declínio mental é uma grande preocupação para muitos com mais de 40 anos. Estudos descobriram que o brócolis – e outros vegetais verde-escuros – podem reduzir com sucesso a taxa de declínio mental enquanto aumenta a função do tecido nervoso.

Outra pesquisa indica que um composto chamado kaempferol, que está presente no brócolis, pode reduzir a inflamação neural e o risco de lesão cerebral. Há também sulforafano presente no brócolis, que auxilia ainda mais a saúde do cérebro, graças aos seus efeitos no equilíbrio da inflamação no órgão.

É importante dizer, é claro, que a maioria dos estudos neste reino são baseados em animais, e mais pesquisas são necessárias para evidências humanas conclusivas.

· ANTI-ENVELHECIMENTO

Um dos maiores fatores anti-envelhecimento do brócolis é que, em geral, ele torna o processo de envelhecimento mais lento, saudável, de uma forma bastante impressionante e muito positiva.

Isso se deve ao sulforafano, um dos principais nutrientes bioativos do brócolis, que pode ser capaz de aumentar a expressão do gene antioxidante.

Os antioxidantes combatem o processo de oxidação das células, reduzindo o estresse oxidativo e ajudando a suavizar o envelhecimento natural para que ele aconteça de forma elegante e com menos complicações.

2. PEIXES GORDOS

Peixes gordurosos como cavala, salmão e arenque são ricos em gorduras saudáveis que fazem maravilhas para o corpo. Médico e diretor médico do Ethos Medical Spa, Dr. Hardik Soni, MD, afirma que os ácidos graxos ômega-3 em variedades de peixes gordos são fantásticos para as mulheres, especialmente as que estão envelhecendo. Aqui estão algumas razões do porquê:

· SAÚDE CARDIOVASCULAR

As doenças cardíacas estão entre as causas mais comuns de morte prematura no mundo, especificamente acidente vascular cerebral e ataques cardíacos. Os ácidos graxos dos peixes podem prevenir isso, tendo efeitos positivos no coração, reduzindo os riscos de desenvolver tais problemas.

· EQUILÍBRIO HORMONAL

As mulheres com mais de 40 anos costumam apresentar flutuações nos níveis hormonais devido ao início da menopausa e às mudanças graduais que levam a ela. Peixes com gorduras saudáveis podem ajudar a controlar esses hormônios.

· FORÇA COGNITIVA

É comum que as instalações mentais e as habilidades cognitivas piorem com a idade. Essa é uma das razões pelas quais os peixes gordos pode ser tão bom para mulheres com mais de 40 anos – ele funciona para ajudar a reduzir a gravidade do declínio cognitivo e retardar seu progresso ao longo do tempo, de acordo com estudos.

· SAÚDE DA VISÃO

Muitos adultos mais velhos sofrem de degeneração da visão relacionada à idade, e pesquisas parecem sugerir que os ácidos graxos ômega-3 – especificamente de peixes – podem reduzir o risco de tal desenvolvimento. Na verdade, um estudo reduziu o risco em 42% entre as mulheres!

3. SEMENTES DE LINHAÇA

As sementes de linhaça – especialmente as recém-moídas – são capazes de combater o envelhecimento de várias maneiras. Eles são bons para a pele, para a hidratação e também fornecem todos os tipos de nutrientes.

A dermatologista Dra. Cynthia Bailey , que também é a fundadora e CEO de uma empresa de cuidados com a pele que leva seu nome, afirma que as sementes de linhaça são superalimentos que lutam contra o envelhecimento. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

· REDUÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL

Os problemas com a pressão arterial geralmente pioram à medida que você envelhece. Se você tem mais de 40 anos, pode estar especialmente preocupado com isso.

As sementes de linhaça são capazes de reduzir a pressão arterial e equilibrá-la, e vários estudos descobriram que isso é verdade. Mesmo apenas 30 gramas, consumidos diariamente ao longo de meio ano, podem reduzir consideravelmente a pressão arterial diastólica e sistólica.

Na verdade, você pode chegar ao ponto de recuperar o controle. Isso também leva a uma redução de 7% nas taxas de mortalidade por doenças cardíacas e uma diminuição de 10% nas taxas de mortalidade por acidente vascular cerebral.

· MELHORES NÍVEIS DE COLESTEROL

O colesterol LDL pode ser reduzido em até 20% quando você consome sementes de linhaça regularmente, com apenas 30 gramas por três meses, levando a uma redução do colesterol de 17%.

Mesmo aqueles com diabetes podem se beneficiar, pois podem ganhar colesterol HDL em 12% com apenas 10 gramas em um mês! Isso provavelmente se deve aos altos níveis de fibra contidos nas sementes de linhaça, o que ajuda, pois a fibra se liga aos sais biliares para que eles passem pelo corpo sem causar danos.

· REDUÇÃO DO RISCO DE CÂNCER

As sementes de linhaça contêm muitos lignanos, que são compostos antioxidantes de plantas que contêm muito estrogênio. Ambos os fatores podem ajudar a reduzir o risco de câncer.

Na verdade, elas têm impressionantes 800 vezes mais lignanas do que muitos outros alimentos vegetais comuns! Mulheres na pós-menopausa se beneficiam com isso significativamente, pois aquelas que comem sementes de linhaça têm um risco reduzido de câncer de mama em impressionantes 18%, de acordo com um estudo.

4. BATATA DOCE

Muitas mulheres na casa dos 40 anos percebem que as unhas, a pele e o cabelo enfraquecem e precisam de cuidados adicionais à medida que envelhecem, e uma das maneiras pelas quais podem ser ajudadas é por meio da biotina, uma vitamina B encontrada na batata-doce.

Além disso, ela contém vários outros nutrientes como magnésio, beta-caroteno antiinflamatório e vitamina C para ajudar nisso.

Mas essa não é a única razão pela qual as batatas-doces são boas para você. Há mais do que apenas manutenção estética e aparência para eles! Aqui estão mais algumas maneiras de ajudá-la:

· FORTALECE O CÉREBRO

Muitas mulheres podem se preocupar com a saúde de seus cérebros à medida que envelhecem. A batata-doce roxa pode ajudar com isso! Esses tipos de batata contêm antocianinas, que são capazes de combater a inflamação e reduzir os danos dos radicais livres.

Mais estudos em humanos são necessários antes que essas descobertas sejam 100% conclusivas, mas a maioria dos especialistas concorda que a batata-doce deve ajudar a saúde cognitiva.

· PROMOVE VISÃO SAUDÁVEL

A batata-doce laranja tem muito beta-caroteno antiinflamatório, que também é um antioxidante. Para mulheres com mais de 40 anos preocupadas com sua visão, a batata-doce pode ajudar.

Estudos dizem que apenas uma batata-doce assada com casca tem sete vezes mais beta-caroteno do que o necessário por dia! Mas por que o beta-caroteno? Bem, esse componente se transforma em vitamina A à medida que é digerido.

Isso ajuda a manter os olhos fortes e reduz o risco de degeneração macular, protegendo as células dos olhos contra danos. A batata-doce roxa também protege os olhos!

· PODE COMBATER O CÂNCER

O câncer é um medo significativo para muitas mulheres mais velhas, que lutam para manter seu pensamento positivo sobre os riscos de diferentes tipos de câncer. Mas as antocianinas na batata-doce roxa podem retardar o crescimento de células cancerosas nas mamas, bexiga e cólon, indicam estudos.

Os especialistas afirmam que isso se deve a um efeito protetor que as antocianinas têm, mas eles precisam de mais pesquisas para conclusões adequadas.

5. QUINOA

O renomado obstetra / ginecologista e especialista em saúde feminina, Dr. Sherry Ross, diz que a quinoa deve ser a escolha para um tipo de alimento que você levaria para uma ilha deserta Seu conteúdo nutricional fornece ao corpo humano todos os aminoácidos essenciais necessários e uma tonelada de vitaminas e minerais.

Aqui estão mais alguns motivos pelos quais mulheres com mais de 40 anos deveriam comê-lo:

· BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

Alimentos com altos índices glicêmicos são comumente implicados em várias doenças, especialmente aquelas comuns em pessoas com mais de 40 anos. Isso inclui doenças cardíacas, AVC e até diabetes tipo 2.

A quinoa, no entanto, tem um baixo índice glicêmico, o que significa que não aumenta os níveis de açúcar no sangue tão rapidamente, permitindo que o corpo tenha tempo para se ajustar. Por isso é um substituto de carboidratos saudável e positivo.

· ALTO NÍVEL DE ANTIOXIDANTE

Como mencionado anteriormente, a oxidação e o estresse oxidativo podem acelerar rapidamente certos fatores do envelhecimento. A quinoa contém antioxidantes que podem combater os radicais livres e ajudar a reduzir o risco de doenças enquanto atrasa o processo de envelhecimento.

Na verdade, ao longo de vários tipos diferentes de cereais e leguminosas, a quinoa tem um conteúdo antioxidante alto, de acordo com pesquisas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE ALGUNS DOS MELHORES ALIMENTOS PARA MULHERES COM MAIS DE 40 ANOS

Comer de maneira saudável não tem restrição de idade, mas, em muitos casos, torna-se cada vez mais importante à medida que você envelhece. Se você é uma mulher com mais de 40 anos, comece a comer bem hoje. Comece experimentando alguns entre os 5 dos melhores alimentos em seus planos de refeição!

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Reprodução

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS