Quando iniciamos uma dieta para perda de peso, além de excluir vários alimentos, que nem sempre é necessário, incluímos alguns que podem na verdade te sabotar nesse processo.

 

A reeducação alimentar pode ser mais simples do que pareça e seu emagrecimento muito mais feliz. Você achando que arroz e feijão atrapalham sua dieta, mas você está muito enganado.

Por isso a importância de se buscar um profissional nutricionista para te orientar nesse processo, te garantindo muito mais saúde e bem estar.

Aqui estão 7 “alimentos” que não só atrapalham seu emagrecimento mas que também podem causar vários problemas de saúde.

1. Refrigerantes

Não existe recomendação para se incluir refrigerantes em um plano alimentar. Seja refrigerante normal ou zero. Não existe nenhum benefício presente no consumo deles.

No normal, além do excesso de açúcar aumentar o risco de obesidade e diabetes, ele também prejudica a microbiota intestinal, reduzindo as bactérias benéficas e aumentando as prejudiciais ao nosso organismo.

 

Já o refrigerante zero possui uma carga de adoçantes artificiais que fazem o mesmo papel do açúcar no nosso intestino, além de ser rico em sódio. Isso sem falar dos diversos corantes que qualquer refrigerante possui em sua composição.

2. Barra de cereais

As famosas barrinhas de cereais industrializadas já foram sinônimo de alimento saudável, mas possuem uma média de 25g de açúcar por barra. Dê preferencia às barras de castanhas com frutas, sem adição de açúcar ou adoçantes, ou então, prepare suas barrinhas de cereais em casa!

3. Gelatina Diet

Comer gelatina diet para quê? Por causa do colágeno? A quantidade de colágeno presente nas gelatinas são mínimas, além de que são compostas praticamente 100% por aditivos artificiais. Se gosta muito de gelatinas, prepare-as com gelatina incolor e sem sabor e adicione suco e pedacinhos de frutas. Muito melhor!

4. Bolacha água e sal

Uma das grandes ilusões para quem quer emagrecer é a bolacha água e sal. É um alimento pobre em nutrientes e rico em sódio e gorduras trans. Mesmo as “mais saudáveis” ou com menos açúcares e gorduras ainda têm uma alta quantidade de açúcar e calorias, portanto devem ser evitadas em dietas de emagrecimento. 6 bolachas dessas equivalem a quase um pão francês. O golpe está aí. Cai quem quer.

 

5. Cereais matinais industrializados

Parecem ser uma opção super saudável e nutritiva, mas até a embalagem nos engana. É um alimento com excesso de açúcares e pobre em fibras, ou seja, o contrário do que promete. Prefira aveia ou cereais caseiros com poucos ingredientes em sua composição.

6. Hambúrguer, empanados, nuggets e outros industrializados congelados

São alimentos cheios de aditivos alimentares, sódio e gordura trans. Se preparar em uma grelha pode ver a gordura rançosa que sai deles. E não adianta preparar no forno, air fryer e etc. Gosta desses alimentos? Prepare-os em casa! Fica muito mais saudável e saboroso!

7. Temperos industrializados

Com seu sabor apurado e até mesmo enjoativo, possuem elevado teor de sódio, gorduras e glutamato monossódico, que é um realçador de sabor estimulante às nossas células nervosas.

 

Além de ativar mais o apetite, algumas pessoas são sensíveis ao glutamato, que ao consumo sentem dores de cabeça, rigidez muscular e fraqueza. A melhor opção é usar temperos naturais e ervas aromáticas.

Imagem de Capa: Nensuria no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS