Quando você conhece alguém e se apaixona, provavelmente pensa que vai cavalgar até o pôr-do-sol e viver feliz para sempre. Pelo menos é o que todos os filmes e comédias românticas da Disney nos dizem, certo? Bem, como todos sabemos, nem sempre funciona assim.

Se você está se perguntando em que estágio está o seu relacionamento e se é “normal” ou se está caminhando para um desastre, há algumas pesquisas para ajudá-lo a determinar o que fazer. Existem 10 estágios principais de um relacionamento que você pode acabar enfrentando.

Com isso dito, deixe-me começar dizendo que existem muitos tipos diferentes de modelos de estágios de relacionamento por aí, mas vou me concentrar em apenas um pelo Dr. Mark Knapp, porque é uma teoria clássica e bem aceita.

Quais são os estágios de um relacionamento?

Segundo o Dr. Knapp, existem dez estágios diferentes para um relacionamento. Dito isto, há certas coisas que acontecem durante essas fases. Embora existam dez estágios diferentes, eles são divididos em duas fases diferentes: as fases de união e separação.

Vamos começar com:

A Fase da união

Os relacionamentos têm que começar em algum lugar, certo? Obviamente, nem todo relacionamento começa da mesma maneira. Alguns casais podem se encontrar em um aplicativo de namoro, enquanto outros se encontram através de amigos ou no trabalho.

Independentemente de como um casal começa, existem alguns estágios distintos na fase da união.

1. O estágio de iniciação

Esse estágio ocorre quando você conhece alguém pela primeira vez. Está trocando gentilezas e fatos sobre vocês. É o novíssimo estágio de “conhecer você”. Neste ponto, seu foco está principalmente em atributos superficiais, como aparência e como a pessoa se apresenta.

2. O estágio de experimentação

Se você passar do estágio de iniciação (muitas pessoas não passam), entrará no estágio de experimentação. Algumas pessoas não chegam tão longe porque encontram algo no primeiro estágio que não gostam tanto. Durante a experimentação, você se aprofunda nos interesses e valores do outro.

3. Etapa de Intensificação

Às vezes, esse estágio é chamado de “felicidade”. A razão para isso é porque as coisas estão começando a se tornar mais sérias e intensas.

 

Você descobriu o suficiente sobre o outro e agora deseja compartilhar informações mais profundas e íntimas sobre si mesmo com a outra pessoa. Os sentimentos começam a se desenvolver e há empolgação em estar no relacionamento.

4. Etapa de Integração

Agora que vocês são oficialmente um casal e têm sentimentos um pelo outro, no estágio de integração, começarão a misturar suas vidas. Você desenvolve rotinas e hábitos em casal. Sua família e amigos também começam a reconhecê-lo como uma unidade. Em outras palavras, você passou de “eu e você” para “nós”.

5. O estágio de ligação

Como agora você se vê como uma unidade em vez de dois indivíduos, o estágio de vínculo é quando o compromisso real tende a acontecer. Vocês dois têm muita certeza do vínculo que compartilham, portanto podem se mudar juntos ou se casar. Todo mundo tem sua própria maneira de mostrar vínculos, mas, independentemente disso, esse estágio envolve algum compromisso formal aos olhos da sociedade.

A fase de separação

Todos nós queremos ser felizes e viver felizes para sempre, mas esse não é o caso de muitos casais. Seja você casado, morando juntos ou apenas namorando, a fase de separação acontece com a maioria de nós uma vez ou outra.

Aqui estão os estágios da fase de separação:

6. O estágio de diferenciação

Ser louco de amor e andar nas nuvens não dura. Mesmo nos relacionamentos mais felizes, a vida nem sempre é perfeita. Mas se você entrou no estágio de diferenciação, provavelmente está caminhando para uma ruptura. Este é o momento em que você começa a ver diferenças, incompatibilidades e começa a ver rachaduras na sua unidade.

7. O estágio circunscrito

Esta etapa é apenas uma continuação da etapa de diferenciação. Você se afasta do outro, estabelece limites para si mesmo, a comunicação falha e se torna cada vez menos íntima (em todos os aspectos – emocional, mental e fisicamente).

 

Você começa a se ver como um indivíduo agora mais do que antes. A unidade está se revelando ainda mais. Haverá muita culpa, defensividade e ressentimento.

8. O estágio de estagnação

Nesta fase, você não está mais indo a lugar algum no relacionamento. Você está parado. Pense em um lago com algas. Não se move; a água fica lá e cresce mais coisas grosseiras nela. É praticamente o que está acontecendo nesta fase. A separação está quase completa. A apatia pode até ter se estabelecido também – em uma ou em ambas as partes.

9. O estágio de prevenção

Esse estágio envolve evitar – fisicamente, mentalmente, emocionalmente ou todos os itens acima. Um de vocês pode sair de casa, levando a uma verdadeira separação. Ou talvez você ainda esteja vivendo sob o mesmo teto, mas na verdade não fala nem interage mais. Vocês são como dois colegas de quarto que realmente não se dão bem, então tentam evitar um ao outro o máximo possível.

10. O estágio de rescisão

No estágio de término, um relacionamento termina formalmente . Se o casal é casado, o divórcio é iniciado ou finalizado. Se você está apenas morando junto, um ou os dois se afastam fisicamente e tornam a separação final. Em poucas palavras, é quando o relacionamento termina emocionalmente e / ou legalmente.

Por que é importante entender os estágios de um relacionamento?

Os relacionamentos são difíceis para muitas pessoas, mas não precisam ser. Na maioria das vezes, são as pessoas que as tornam difíceis por causa de suas emoções e comportamentos negativos.

Muitos dos problemas acontecem porque as pessoas não estão muito familiarizadas com essas diferentes fases dos relacionamentos. Quanto mais conscientização tivermos, mais fácil será reparar um relacionamento quando os problemas começarem a aparecer.

Pensamentos finais

Uma coisa importante a observar aqui é que, se você encontrar seu relacionamento na fase de Desmembramento, não precisará perder a esperança. Você sempre pode voltar à fase de união.

 

É preciso trabalho e compromisso de ambas as pessoas, mas você pode ressuscitar um relacionamento que parece estar caminhando para um desastre.

Saber em que estágio está o seu relacionamento permite que você seja mais proativo na correção do relacionamento. No entanto, alguns relacionamentos não podem ser corrigidos e devem ser deixados de lado.

Cabe a você e seu parceiro decidir onde está o seu, para que ambos possam encontrar a felicidade que merecem – com ou sem um ao outro.

Por Lifehack

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS