“Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível. ” – Dalai Lama

A vida é tal que nem sempre somos tratados como tratamos os outros. Naturalmente, isso significa que às vezes devemos buscar o fechamento por nós mesmos, e o perdão é como alcançamos um estado de paz, independentemente de o outro lado estar disposto a dá-lo a nós.

Para alcançar a paz interior, devemos aprender como nos sentirmos livres por nós mesmos. Não é tarefa das pessoas nos fazer sentir em paz, porque se nos tornarmos muito dependentes dos outros, enfrentaremos muito mais decepções do que o necessário.

Nossas vidas estão repletas de relacionamentos. Esta é uma parte inseparável do ser humano. Temos uma necessidade profunda de nos conectarmos com outras pessoas. Os relacionamentos podem durar semanas, meses, anos e até, como dizemos, até que a morte nos separe.

Também não sabemos quando o conflito abalará nossos relacionamentos, ou como, e se será resolvido.

Quando se trata de incertezas na vida e nos relacionamentos, o Dalai Lama pode nos dar ótimos conselhos. Como líder espiritual e político dos tibetanos, ele enfrentou conflitos extremos durante toda a sua vida.

Seu povo foi invadido pelo regime comunista chinês em 1959 e, desde então, manteve a soberania sobre seu povo e suas práticas espirituais e culturais.

A invasão foi impiedosa – e Alexander Solzhenitsyn até descreveu o domínio da China sobre o Tibete como “mais brutal e desumano do que qualquer outro regime comunista no mundo”. O regime comunista desmantelou sistematicamente os mais preciosos mosteiros do Tibete e destruiu também os textos mais sagrados e documentos históricos.

Mas, embora os tempos estivessem sombrios, o Dalai Lama manteve sua visão positiva do mundo e manteve uma relação equilibrada com a China – mesmo depois de ter sido forçado a fugir do Tibete. Ele também recebeu o Prêmio Nobel da Paz nos anos 80.

O Dalai Lama viveu a sua vida a serviço do seu povo, fazendo tudo o que estava ao seu alcance para manter relações pacíficas com os chineses e reconquistar a soberania para o Tibete.

Ele ensina que, apesar da forma como as pessoas nos tratam, devemos ser sempre gentis. O Dalai Lama ainda vê os chineses como uma família e regularmente os perdoa sem hesitação.

A bondade é a parte mais importante do perdão e o Dalai Lama diz que perdoamos porque queremos nos livrar da raiva dentro de nós. Devemos permanecer calmos e compostos em tempos de desespero.

Em seu livro ‘A Sabedoria do Perdão’ ele escreveu o seguinte:

“Assim que eu acordo … meus primeiros pensamentos: Buda e seus ensinamentos de compaixão, ensinamentos de interdependência.”

É possível para todos nós alcançarmos este estado de paz?

Independentemente de como estamos sendo tratados, não seria imensamente libertador ter nossos pensamentos sobre tentar manter o amor em vez do ódio?

Não devemos abandonar os caminhos da luz só porque algo não saiu da maneira que esperávamos.

Ao descrever sua relação com o povo da China, o Dalai Lama diz:

“Mas se você olhar para o mundo hoje, qual é a solução para o conflito? A violência… será a solução para o conflito? Não… o caminho da paz é realista. ”

A única maneira de obter paz interior e exterior é praticar o perdão. Afinal, todos preferiríamos viver em um mundo compassivo do que cheio de raiva, ressentimento e vingança.

“Se eu desenvolver sentimentos ruins em relação àqueles que me fazem sofrer, isso só destruirá minha paz de espírito. Mas se eu perdoar, minha mente se acalma”, disse Dalai Lama.

Este é o único caminho a seguir para a humanidade. Para abraçar o amor universal, devemos primeiro aprender a perdoar. É o único caminho para a verdadeira paz.

Imagem de Capa: Twitter

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?