Cientistas do mundo inteiro estão pesquisando e a todo momento descobrindo novas informações sobre a Covid-19.

Entre vacinas, medicamentos e possíveis tratamentos, um estudo realizado pela Universidade de Medicina da China (CMU – China Medical University), mostrou que o tanino presente no vinho pode inibir a atividade de duas enzimas essenciais no Sars- CoV-2.

 

O tanino é um polifenol encontrado tanto na casca como no caroço da uva. Essa substância antioxidante é responsável por trazer ao paladar, ao bebermos um vinho, a sensação de adstringência, o sabor amargo, e atua também como um grande aliado na proteção de plantas e frutas de animais herbívoros.

Geralmente, os vinhos tintos são os que mais possuem taninos do que os outros tipos de vinhos.

jeff siepman hK9hIPgF3QU unsplash scaled - O tanino do vinho pode ajudar a combater a COVID-19, segundo pesquisadores
Jeff Siepman no Unsplash

De acordo com a pesquisa, o tanino obteve um destaque quando testado com a substância viral, apresentando forte capacidade inibitória da atividade de duas enzimas principais que têm um papel importante na proliferação do vírus.

Segundo o reitor da universidade e líder do estudo, Mien-Chie Hung, o tanino possui antioxidantes e captadores de radicais livres, que causam efeitos antiinflamatórios naturais no organismo, podendo assim prevenir infecções e controlar o crescimento do coronavírus.

 

Além do vinho, vários outros alimentos são fontes de taninos. Chocolate amargo, frutas como a romã, banana, açaí, caqui, chá preto, cravo e canela, por exemplo, têm altas concentrações da substância.

O consumo de alimentos e bebidas com taninos, como o vinho tinto, pode ser uma forma de aumentar a imunidade e combater esse terrível vírus. Viva a ciência!

Imagem de Capa: Marymarkevich no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS