O termo ‘Cringe’ viralizou na internet e criou muita polêmica entre os jovens da geração Z e os Millennials.

O assunto tem gerado memes, testes e até reflexões sobre os conflitos e diferenças intergeracionais e deixou muita gente confusa. Mas afinal, o que significa esse tal de ‘cringe’?

O termo tem origem inglesa e é uma gíria para se referir a momentos em que as pessoas passam por situações desconfortáveis e constrangedoras.

Nas redes sociais, a palavra está sendo bastante usada, significando algo como “vergonhoso”, em tradução livre. Para os jovens, que compõe a geração Z, o adjetivo classifica pessoas, situações, atitudes ou objetos que são considerados ultrapassadas e cafonas.

No Brasil, a repercussão aumentou quando a podcaster Carol Rocha publicou no Twitter perguntando aos jovens da Geração Z o que acham um mico nos Millenials. Na sequência, ela comentou: “(acho q falar mico já passou, é cringe ne)”.

O Tweet viralizou, rendendo mais de 3 mil comentários. Alguns disseram que gostar de usar emojis, tomar café da manhã, usar peças como calça skinny ou sapatilha de bico redondo, pentear o cabelo repartido para o lado e até pagar “boletos” eram típicos exemplos de atitudes “cringes”.

Para entender melhor, pessoas nascidas entre 1980 e 1995 são definidas como “Millennials” ou “Geração Y”. Por sua vez, quem faz parte da “Geração Z” — também denominada “GenZ” ou “pós-Millennials” — são os que nasceram de 1995 a 2010.

Também são chamados de “nativos digitais” por terem nascido inseridos na tecnologia e na internet. Para eles, muitas atitudes dos millennials, os nascidos entre 1980 e 1996, já são consideradas fora de moda há muito tempo.

Agora que você já sabe o significado da expressão, chegou a hora de descobrir se você é ou não cringe.

Os adolescentes selecionaram alguns hábitos comuns entre os mais velhos que, ao que tudo indicam, causam vergonha alheia e são consideradas cringes. Veja a seguir quantos dos itens você se encaixa.

Descubra se você é cringe

Você tem o hábito ou gosta de:

1. Tomar café da manhã todos os dias

2. É simplesmente viciado em café, bebe até mesmo sem açúcar

3. Usa o cabelo partido de lado

4. Usa sapatilha de bico redondo

5. Usa calça skinny

6. Reclama ou fala sobre pagar boletos

7. Usa o termo litrão para se referir à cerveja

8. Para você, “FDS” significa “fim de semana”

9. Usa letra maiúscula em suas mensagens de texto

10. Você usa emojis, ‘hahaha’ ou ‘rsrsrs’ para rir na internet

11. Usa várias hashtags nos posts nas redes sociais

12. Gosta da saga de Harry Potter

13. Adora as produções da Disney

14. É fã da série Friends

15. Acha irritante os desafios e danças do TikTok

Se você respondeu sim para pelo menos 6 dos itens, sentimos lhe informar caro millenial, você é MUITO CRINGE.

Você pode até estar um pouco velho, mas pelo menos pode continuar a beber seu cafezinho em paz enquanto posta uma foto dele cheio de emojis e hashtags!

Imagem de Capa: Lookstudio no Freepik

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?