É bom ficar sozinho por um tempo para relaxar e revitalizar sua energia. A solidão pode ser bem-vinda quando você está sobrecarregado e precisa excluir o mundo exterior. No entanto, ficar em isolamento por muito tempo pode trazer resultados negativos para a sua saúde mental.

1. DEPRESSÃO

Se você já esteve sozinho por um longo período, deve ter notado como seu diálogo interno pode ficar sombrio. Quando você não tem ninguém para estimular sua mente com uma conversa, sua atenção se volta para dentro. É fácil começar a ruminar e permitir que pensamentos negativos o dominem, levando à depressão.

Como um dos sinais reveladores da depressão é o isolamento gradual da família e dos amigos, é razoável ver como a própria separação pode deixá-lo deprimido. Se não for tratada, a depressão crônica pode levar a uma série de doenças e enfermidades.

EVITE A DEPRESSÃO

Você mora sozinho ou esteve temporariamente isolado? Você pode evitar as garras sufocantes da depressão mantendo-se o mais ativo mental e fisicamente possível. Passe algum tempo caminhando ao ar livre todos os dias e tome um pouco de ar fresco.

Leia ou ouça audiolivros sobre assuntos que sempre despertaram seus interesses. Mantenha uma programação razoável todos os dias e recuse-se a ficar na cama. Lembre-se de que não há problema em não estar bem às vezes, mas você não pode permanecer nesse estado de espírito.

2. PENSAMENTOS EXTREMAMENTE NEGATIVOS

Se você seguir os elos descendentes da solidão, verá como isso pode levar à depressão com possíveis pensamentos suicidas. Dadas as circunstâncias e condições mentais, uma pessoa pode pensar em tirar a própria vida. Passar muito tempo sozinho e cercar-se de pensamentos negativos pode esgotar o desejo de viver de qualquer pessoa.

Embora seja razoável sentir-se desesperançado às vezes e se perguntar se sua vida tem valor, pensar no suicídio é uma história diferente. Se sentir esses efeitos da solidão prolongada, você deve procurar ajuda médica imediatamente.

OBTENHA AJUDA IMEDIATAMENTE!

Antes de chegar ao ponto de penasamentos suicidaa, perceba que as circunstâncias externas, como a solidão, nada têm a ver com o seu valor como pessoa. Uma ferramenta que pode ajudá-lo a lembrar o seu valor é um diário. Seu diário pode ser tão simples ou tão elaborado quanto desejar, ou você pode optar por salvá-lo em seu computador.

 

Concentre-se em suas boas qualidades e nos pontos fortes e talentos que você possui. Você também pode manter uma lista contínua de pessoas e coisas que o fazem se sentir grato. Quando você começar a se sentir perdido e indigno, reveja as anotações anteriores em seu diário e lembre-se de como você é uma pessoa linda e valiosa.

3. DOENÇA CARDIOVASCULAR

Você sabia que os resultados para a saúde mental de passar muito tempo sozinho também podem afetar seu coração? As conexões entre solidão prolongada, depressão e estresse são inegáveis. Quando esses problemas se agravam, os estudos mostram que isso pode levar a doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos ou derrames.

LEVANTE-SE, TORNE-SE ATIVO!

Manter um sistema cardiovascular saudável requer atenção a todos os aspectos do seu ser: corpo, mente e espírito. Você pode fazer uma dieta saudável todos os dias, mesmo se estiver sozinho. Faça bastante exercício e reduza seus níveis de estresse. Seu coração e o resto do seu corpo vão agradecer.

4. ESTRESSE INDEVIDO

Sem algum tipo de estresse, você nunca aprenderia, amadureceria ou faria qualquer coisa na vida. Na verdade, a própria vida é tensa. No entanto, você pode cambalear sob uma carga de estresse desnecessário e que pode devastá-lo física, mental e espiritualmente.

 

Por causa de seus instintos de sobrevivência para lutar, fugir, congelar ou desmaiar, seu cérebro dá a seu corpo um impulso de força ao despejar cortisol e adrenalina em seu sistema. Embora esse reflexo funcione bem em uma situação perigosa, é prejudicial à sua saúde quando você está perpetuamente estressado.

COMO VOCÊ PODE ALIVIAR ESSE ESTRESSE

Você nunca pode eliminar todo o estresse de sua vida, mas existem maneiras de minimizá-lo. Mesmo quando estiver isolado, tente sair todos os dias para tomar ar fresco.

A ioga também é uma forma ideal de acalmar os nervos e fortalecer o corpo. Não se esqueça dos muitos benefícios da meditação e da respiração consciente para aliviar o estresse.

5. MUDANÇAS NA DIETA

Visto que a comida é parte integrante de nossa cultura e ser, os resultados da solidão para a saúde mental podem afetar seus hábitos alimentares. Você já percebeu que costuma pastar ao longo do dia por hábito ou tédio? Quando foi a última vez que você comeu algo só porque estava mesmo com muita fome?

Quando você está sozinho e não tem nada para fazer, você pode beliscar tudo o que está à vista devido à depressão e ao tédio. Essa alimentação estúpida pode levar ao ganho de peso, obesidade e perigosos problemas de saúde. O peso pode chegar furtivamente em você sem que você perceba até que você suba na balança.

 

Por outro lado, talvez você seja uma daquelas pessoas que não gosta de jantar sozinho, então não se preocupa em preparar as refeições para si mesmo. Logo, pular refeições se torna um hábito, e você perde peso e se sente mais fraco a cada dia. A desnutrição é comum entre aqueles que ficam muito sozinhos.

MIME-SE COM UMA BOA COMIDA

Se você ficar sozinho por um longo período por escolha ou circunstâncias, é importante manter suas rotinas usuais, especialmente as dietéticas. Evite os alimentos reconfortantes carregados de calorias vazias e que não são bons para a saúde. Em vez disso, escolha uma variedade de alimentos integrais para preparar refeições e lanches equilibrados.

6. DECLÍNIO COGNITIVO

Como acontece com qualquer parte do corpo, o cérebro precisa de nutrição e exercícios para ter uma saúde ótima. Ficar sozinho por um longo período nem sempre é útil para desafiar sua mente.

Se você se sentar em frente à televisão ou passar horas ruminando sobre o passado e sua situação presente, suas células cerebrais podem ficar lentas e atrofiadas. É possível adquirir um declínio cognitivo ao longo do tempo.

ENVOLVA SUA MENTE

Só porque você está sozinho por um tempo não significa que você parou de pensar e viver. Encontre maneiras a cada dia de dar ao seu cérebro um bom treino. Leia, faça palavras cruzadas ou desfrute de um hobby que exija raciocínio e criatividade. Quanto mais ativo você mantém seu cérebro, mais tempo ele funcionará adequadamente ao longo da sua vida.

7. MUDANÇAS DE PERSONALIDADE

Os resultados para a saúde mental do isolamento prolongado também podem incluir uma mudança gradual em sua personalidade, se não for tratada. Com o início da depressão, do medo e do tédio, você pode passar de uma pessoa feliz a uma pessoa irritada e miserável.

 

Essa mudança pode ser tão gradual que você pode não perceber. Quando sua personalidade assume um papel negativo constante, amigos e entes queridos podem evitá-lo. Essa espiral descendente só pode trazer mais isolamento.

PRATIQUE AFIRMANDO SUA AUTOESTIMA

Você pode não ter a capacidade de mudar sua situação agora, mas pode controlar como vai lidar com isso. Recuse-se a permitir que a conversa interna negativa assuma o controle de sua mente, envolvendo-se em atividades e atitudes positivas.

Sua personalidade, pela experiência, pode evoluir com o tempo, mas nunca perca de vista as coisas fundamentais que fazem de você quem você é.

8. DESENVOLVENDO MAUS HÁBITOS

Se você tem alguns vícios ou hábitos que não são tão bons para você, você não está sozinho. Qualquer pessoa que diga que está livre de maus hábitos deve esforçar-se para ser honesta.

Quando você está perto de outras pessoas que o tornam responsável por suas ações, é mais fácil trocar hábitos ruins por outros mais saudáveis. Quando não há ninguém por perto, você não pode mais resistir ao impulso de acender outro cigarro ou comer uma caixa inteira de bolinhos.

 

Talvez você pense que, se ninguém se importa, por que deveria? Infelizmente, os resultados da solidão para a saúde mental podem levar a esse tipo de pensamento distorcido.

SUPERE SEUS MAUS HÁBITOS

Leva muito tempo para desenvolver um mau hábito, então não espere abandoná-lo da noite para o dia. Alguns hábitos, como roer as unhas, exigem um pouco de atenção e determinação.

Outros hábitos, como fumo, alcoolismo e jogos de azar, podem exigir intervenção psicológica. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento e bons hábitos.

9. AFETANDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Você sabia que uma superabundância de hormônios do estresse pode enfraquecer seu sistema imunológico? Algumas pesquisas sugerem que o isolamento prolongado pode desempenhar um papel na supressão da imunidade. Se você está cronicamente estressado e cansado devido à solidão, está mais sujeito a doenças e enfermidades.

SUPLEMENTAÇÃO PARA SUPORTE IMUNOLÓGICO

Mantenha seu sistema imunológico em ótima forma com dieta, exercícios e um estilo de vida saudável. Certifique-se de dormir o suficiente e comer frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais. Mantenha uma boa alimentação sendo acompanhado por um nutricionista que pode ajudar a melhorar o seu sistema imunológico.

10. ENVELHECIMENTO PREMATURO

Nem o melhor cirurgião plástico consegue impedir o envelhecimento. No entanto, os resultados para a saúde mental de ficar muito sozinho podem acelerá-lo. Você já viu pessoas que pareciam muito mais velhas porque se sentiam solitárias e em depressão?

 

DEDIQUE UM TEMPO DE AUTOCUIDADO TODOS OS DIAS

Sua pele precisa de cuidados e nutrição adequados em qualquer idade, esteja você sozinho ou não. Os especialistas recomendam que você coma alimentos integrais ricos em antioxidantes e beba bastante água para se manter hidratado. Trate sua pele com cremes e loções nutritivas para mantê-la flexível, hidratada e bonita.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE COMO ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS DE SAÚDE MENTAL, INDEPENDENTEMENTE DE SE SENTIR ISOLADO

Os humanos foram feitos para ser criaturas sociais por uma razão. Se você ficou isolado por longos períodos, preste atenção a esses resultados de saúde mental. Não deixe que a solidão comprometa seu bem-estar.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: master1305 no freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS