As mulheres podem querem dizer muitas coisas quando dizem que estão acima do peso, e muitas vezes não têm relação alguma com o estado atual de seus corpos.

Mas, o que realmente as mulheres querem dizer quando dizem que se sentem gordas?

 

Independente do peso em que está, nem todas as mulheres são infelizes com seus corpos. Isso se tornou um clichê de gênero tão grande que algumas pessoas facilmente presumem que isso seja universal.

Algumas mulheres são sim neuróticas em relação ao corpo e muitas destas, embora detestem cair nessa tolice superficial e auto obsessiva, detestam mais os próprios corpos.

Há tanta bagagem cultural, social e até moral colocada na aparência física de uma mulher que não é muito surpreendente que tantas delas percebam que seu corpo é seu meio de comunicação mais eficaz – sua voz mais alta, na verdade. Afinal, nesse mundo que ainda vivemos, ninguém gosta de uma mulher que fala alto, certo?

Assim, o corpo da mulher se torna seu porta-voz, permitindo que ela se comunique através de todas as barreiras da linguagem. E desta forma, as mulheres têm um milhão de significados para a palavra “gorda”. Então, para ajudar a todos, aqui está uma lista de significados quando uma mulher diz “Deus, eu sou tão gorda”:

 

“Eu estou infeliz.”

“Estou ansiosa.”

“Eu estou com medo.”

“Estou me sentindo sozinha.”

“Eu odeio tantas coisas em mim, mas vamos nos concentrar apenas no estômago, ok?”

“Estou crescendo e isso me apavora tanto que não vou pensar nisso e vou falar sobre minhas coxas e quadris.”

“Eu ainda não realizei meu sonho de toda a vida e isso me fez duvidar de tudo sobre mim.”

“Eu namorei alguém que, em vez de me fazer feliz, me fez sentir muito mal comigo mesmo.”

“Minha vida mudou muito recentemente e sinto que meu corpo é a única coisa que posso controlar.”

 

“Estou cheia e isso é estranho porque geralmente me nego comida.”

“Esse é o tipo de coisa que minha mãe costumava dizer, então acho que é assim que as mulheres adultas se comunicam.”

“Tenho medo da mortalidade e não posso aceitar que o corpo mude à medida que envelhece.”

“Não sei como me avaliar, então confio em números em uma escala para me dizer se sou boa ou não.”

“Estou tentando dizer que sinto uma ou todas as coisas acima, mas não quero parecer que estou choramingando, e é mais socialmente aceitável para uma mulher dizer que se sente gorda do que infeliz. Então, estou dizendo isso. ”

 

Pode parecer um pouco fantasioso, mas isso acontece a maioria das mulheres quando se referem ao seu peso para outras pessoas. Devemos enxergar as pessoas além da aparência física, principalmente a mulheres, um ser tão complexo e que sofreu tanta opressão nos tempos passados, e que hoje tem dificuldade em expressar seus verdadeiros sentimentos.

Imagem de Capa: Canva

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?