Muito além de nos deixar mais “alertas” ao despertar, para momentos de maior concentração ou mesmo para nos aguentar acordados, o café não apenas mantém muitos de nós sãos, mas contém tantos benefícios para a saúde que questionamos por que você não gostaria de beber se ainda não o faz.

Claro, muita gente deve concordar que fica melhor com algumas colheres de chá de açúcar, mas, infelizmente, os benefícios vêm do café puro e preto.

Então, por que seu cafezinho é bom para você? Bem, prepare-se para se sentir ainda melhor sobre seu vício em cafeína quando descobrir o porquê!

Aqui está o que acontece quando você bebe café todos os dias:

1. Acelera o seu metabolismo

Esta é provavelmente a razão número um pela qual as pessoas bebem café, de qualquer maneira. Não há nada como sair da cama grogue e despreparado para o dia de trabalho ou escola pela frente, e depois tomar uma xícara de café e de repente se sentir como um coelho Energizer ou Duracell.

Embora a energia não dure muito, ela certamente pode nos ajudar a começar o dia com a nota certa. Além disso, você pode se reenergizar à tarde!

Estudos mostram que o café ajuda a aumentar seu metabolismo após um treino. Um estudo publicado no Journal of Applied Physiology descobriu que atletas de resistência que tomaram uma xícara de café após o exercício tiveram um aumento de 66% no glicogênio muscular, o que ajuda o corpo a repor energia rapidamente após um treino intenso.

2. O café aumenta a saúde do cérebro

Por onde devemos começar com todos os benefícios para o cérebro? Bem, alguns estudos descobriram que beber 3-5 xícaras de café por dia pode diminuir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer e demência em até 65% de homens e mulheres de meia-idade.

Outros estudos descobriram que uma xícara diária de café pode diminuir o risco de desenvolver a doença de Parkinson em até 32-60%.

Além disso, beber café pode inibir um tipo de nucleosídeo no cérebro conhecido como adenosina. A adenosina diminui o disparo de neurônios e a liberação de neurotransmissores benéficos, como dopamina, serotonina e norepinefrina dentro do cérebro. Como a cafeína bloqueia a adenosina, ela aumenta as substâncias químicas do “bem-estar” no cérebro.

Finalmente, outros estudos descobriram que o café aumenta o desempenho cognitivo, o humor, o tempo de reação, a memória e o estado de alerta.

3. Faz você se sentir bem!

Um estudo inovador realizado por pesquisadores da Harvard Public School of Health descobriu que homens e mulheres adultos que bebiam de 2 a 4 xícaras de café com cafeína por dia tinham um risco 50% menor de depressão em comparação com aqueles que bebiam café descafeinado ou nenhum café.

Além disso, o café contém muitos antioxidantes e nutrientes benéficos, como vitaminas B1, B2, B3 e B5, bem como potássio e manganês.

Todos os nutrientes e conforto que você obtém ao beber algumas xícaras de café por dia o ajudarão a se sentir mais feliz em geral!

4. Você tem um risco reduzido de câncer de pele

Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute descobriu que adultos mais velhos que consumiam 4 ou mais xícaras de café por dia tinham um risco 20% menor de desenvolver melanoma maligno, a forma mais mortal de câncer de pele.

5. Você também diminui o risco de câncer de fígado

O carcinoma hepatocelular é o 6º câncer mais diagnosticado no mundo e a terceira causa de morte por câncer. Compõe cerca de 90% de todas as doenças hepáticas relatadas.

Apenas uma xícara de café por dia pode diminuir o risco de câncer de fígado em 20%; duas xícaras em 35% e quatro ou mais xícaras em 50%. (Não é recomendado mais de 400 mg de cafeína por dia – ou quatro xícaras.)

Com moderação, o café pode ser um remédio maravilhoso e natural.

6. O café ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2

De acordo com um estudo liderado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, as pessoas que tomaram uma xícara a mais de café por dia do que a quantidade normal ao longo de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que bebeu a mesma quantidade de café que o normal.

Além disso, o estudo descobriu que aqueles que diminuíram o consumo de café em mais de uma xícara por dia aumentaram o risco de diabetes tipo 2 em 17%.

Agora que você está munido de todo esse conhecimento sobre os benefícios do café, esperamos que continue ou comece a desfrutar desta deliciosa bebida medicinal! Mas lembrando… sem açúcar!

Imagem de Capa: Andrew Lane no Pexels

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?