Quanto tempo dura o arroz na embalagem, seco? Mesmo depois da data de validade? E o que acontece se comermos esse arroz vencido ou estragado?

Do arbório, agulhinha, integral, parboilizado, até o selvagem, negro,… há para todos os gostos e necessidades e, por sua incrível versatilidade na hora de cozinhar, continua a ser o ingrediente básico em muitas cozinhas em todo o mundo.

 

Independentemente do tipo que você preferir, uma pergunta se aplica a todos: por quanto tempo o arroz é seguro de consumir (cru ou cozido)?

A vida útil do arroz varia de acordo com o tipo, mas a principal diferença quando se trata de tempos de armazenamento é entre o arroz branco e o arroz integral.

Como o arroz integral não é polido, ele tem um teor maior de fibras e de óleo ou gordura. Portanto, ele pode ficar rançoso mais rápido do que o arroz branco.

Mas os dois tipos de arroz são considerados estáveis ​​quando secos, o que significa que podem ser armazenados com segurança em temperatura ambiente.

 

Aqui estão os prazos de validade para esses tipos de arroz:

  • arroz branco (polido): até 2 anos
  • arroz integral:  até 6 meses a partir da data de produção

Como saber se o arroz seco estragou?

Mesmo os alimentos considerados não-perecíveis têm uma data de validade. No entanto, podem ser consumidos com segurança após essa data se não houver sinais de deterioração na embalagem ou no próprio produto.

Saber se o arroz seco estragou é fácil: basta verificar se há sinais de deterioração na embalagem, incluindo buracos, presença de insetos ou umidade, que também pode causar a formação de mofo.

No arroz integral, também pode ocorrer uma descoloração dos grãos, um cheiro rançoso ou uma textura oleosa. Se você quiser prolongar a qualidade do seu arroz o máximo possível, certifique-se de armazená-lo em um local seco, como a despensa. Você também pode armazená-lo em um recipiente hermético após abri-lo. Desta forma, você também o protegerá de insetos e umidade.

Quanto tempo dura o arroz cozido?

A vida útil do arroz cozido é praticamente a mesma para todos os tipos de arroz. Depois de cozido, o arroz pode preservar seu sabor, textura e qualidade por 3 a 4 dias na geladeira.

 

O arroz cozido também pode ser congelado por até 8 meses. Mas o congelamento não é recomendado, pois perde-se a consistência e o sabor.

Como saber se o arroz cozido estragou?

Existem algumas maneiras de saber se o arroz cozido estragou. Primeira coisa: simplesmente sinta o seu cheiro! Ele terá um cheiro desagradável ou estranho. Em seguida, observe sua textura mais de perto: em vez de grãos bem formados, distintos uns dos outros e fofos, o arroz vencido pode se tornar viscoso ou pegajoso.

Por fim, verifique se há mofo, que geralmente aparecem com manchas verdes, azuis ou pretas.

O que acontece se você comer arroz estragado?

O arroz estragado está contaminado principalmente por fungos ou bolores, que produzem micotoxinas que podem causar intoxicação alimentar.

A ingestão de micotoxinas está ligada a sintomas que podem ser:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Convulsões
  • Coma
  • Aumento do risco de câncer
  • Sistema imunológico fraco

 

Agora que já sabe, não se esqueça! É importante saber como armazená-lo, seja cru ou cozido!

Por GreenMe

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Bearfotos no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS